Ensinamentos de Krishna - Resumo

O amigo e o inimigo do ser

05. O homem deve elevar-se graças a seu próprio ser e nunca rebaixar-se a si mesmo, porque somente o homem é amigo de si mesmo e também seu próprio inimigo. (Bhagavad Gita – Capítulo VI)

O ser humanizado deve elevar-se pelo seu próprio ser, pelas coisas espirituais e não pelas materiais. Ou seja, a elevação é caracterizada pela felicidade, pela espiritualidade, pelo contato com Deus. Isso quer dizer que nenhuma característica humana pode servir como marca da elevação espiritual.

Só dar coisas a quem necessita não caracteriza a elevação de nenhum ser humanizado, a não ser que esta ação seja realizada com paz e harmonia com todos, amando-se a todos e a Deus acima de todas as coisas. Rezar, exercer atividades mediúnicas, ser voluntário em trabalhos assistenciais, nada disso caracteriza um ser elevado, se não for praticado com a renúncia do fruto da ação ou do egoísmo.

Neste aspecto existe algo que hoje é considerado como característica de um ser elevado: a sua cultura sobre as coisas espirituais, o suposto conhecimento que ele possui sobre as coisas do mundo além matéria. Isso é irreal. Como ensina Cristo, Deus mostra aos simples o que esconde dos sábios. De nada adianta a cultura que alguém tenha, pois se ela não for acompanhada com a renúncia, não houve realização espiritual.

06. Aquele que se conquistou a si mesmo, graças ao ser, é seu próprio amigo; porém, aquele cujo ego não está subjugado, esse mesmo “eu” atua como seu inimigo, como se fosse um adversário eterno. (idem)

O ser humanizado é amigo de si mesmo quando se realiza pelos elementos espirituais e não materiais. Para isso precisa compreender que a humanidade que vive neste momento é apenas uma passagem na sua existência. Quando comunga com a espiritualidade e não com a materialidade, ele torna-se seu próprio amigo.

No entanto, quando não compreende isso, ou seja, quando prioriza a busca do bem material ao espiritual, torna-se seu pior inimigo. Este é aquele que acredita nas realidades criadas pela mente e por isso cede ao seu egoísmo e tem fome do resultado da ação. É seu pior inimigo porque é ele mesmo que está gerando carmas para si mesmo que mais tarde terá que vivenciar.