Tentações de Cristo

Nem só de pão vive o homem

“Então o diabo chegando a jesus disse: Se você é filho de Deus, manda que estas pedras se tornem pães.” Jesus respondeu: As escrituras sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo que Deus diz.” (Mateus – cap. 4, 3 e 4)

A primeira tentação diz respeito ao alimentar-se. Afirma que isso não deve ser feito apenas com o alimento material. Essa é a primeira tentação usada pelo ego.

 Quando o diabo fala para Cristo, que supostamente estaria com fome, mandar que as pedras virem pão, ele está induzindo o ser a buscar na própria matéria, a pedra, o seu alimento, o pão. Mas, o alimento do espírito não é material e sim espiritual. Observando-se isso, compreendemos que nessa primeira tentação o diabo quer que o homem, o ser humanizado, se alimente de alimento materiais e não espirituais.

Vamos entender essa questão. Vamos compreender o que é alimentar-se do alimento material ou do espiritual.

O alimento espiritual é o amor universal. O sentir-se alimentado, espiritualmente falando, é o estado de espírito de felicidade incondicional, a graça de Deus, que o ser alcança quando ama. Portanto, o ser que vive no estado de paz interior, de harmonia com a vida, é um espírito alimentado, já que tem a felicidade incondicional no seu coração.

Mas, o diabo para tentar, sugere que você abandone esse alimento e busque a sua nutrição na materialidade. O que é a nutrição material? O que é que faz bem materialmente falando? O que satisfaz, materialmente falando? É o prazer, a felicidade condicionada, a satisfação dos desejos mundanos.

A partir dessa análise, podemos entender que as verdades do ego são construídas de tal forma que induzam o ser encarnado a buscar o prazer, a felicidade condicionada, a satisfação de seus desejos e vontades. São formadas para levar o espírito a preferir lutar para que as suas paixões se satisfaçam, que seus desejos se realizem ao invés de aconselhá-lo a ter um estado de paz, de felicidade e harmonia incondicional.

Por que o diabo faz isso? Por que o ego faz isso? Por que ele constrói a tentação necessária para que hajam as provas. Porque essa indução gera a provação necessária para o ser encarnado. Se o diabo não fizesse isso, sem que a razão se construísse nessa base, o ser não poderia provar nada a si mesmo.

Para provar que aprendeu, é preciso vencer a tentação. É preciso responder emocionalmente, agir, não na prática de atos, mas espiritualmente, no seu coração.