Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

Não dá para fazer essa reforma íntima

Agora que vimos o que Deus representa para os seres universais e como devemos utilizar o papel que Ele representa no Universo para a realização do trabalho da reforma íntima, vamos conversar um pouco sobre o trabalho necessário para se aproveitar a encarnação. Estou à disposição de vocês para responder perguntas sobre este tema...

Participante: diante de tudo o que o senhor está falando, que é a primeira vez que ouço, o que penso é que este viver com Deus é impossível, pois Ele está muito longe de nós. Nós fomos criados com a informação que somos muito pequenos e que não podemos nos aproximar do Pai.

 Quando fala assim vejo que você é espírita e vivencia ideias do espiritismo, mas será que elas estão em consonância com que ensinaram tanto o Espírito da Verdade como Cristo, mestres nos quais se fundamentam esta doutrina? Eu acho que não.

Antes de continuarmos deixe-me dizer uma coisa: não estou atacando a doutrina espírita. Tudo o que vou falar é simples constatação e não acusações, pois se acredito na emanação de Deus, sei que o que prega e ela mesma é uma emanação Dele e por isso jamais iria dizer que ela está errada.

Na verdade, o espiritismo quando fala que Deus está muito longe de você e que por causa de sua pequenez não pode alcançá-Lo, não leva em conta um ensinamento de Cristo:

“Não pensem que eu vim acabar com a Lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas. Não vim acabar com eles e sim dar o verdadeiro sentido deles”. (Mateus, 5, 17).

Há mais de dois mil anos Cristo trouxe um novo sentido para os ensinamentos do caminho para se aproximar de Deus. Que sentido é esse? O amor. Tudo que Cristo ensinou atenta aos mandamentos que ele ditou e que falam do amor. Portanto este é o novo sentido que veio trazer.

Se há um novo sentido, qual o anterior? O temor a Deus. Para compreender o que estou dizendo, observe todo o Velho Testamento. Os profetas sempre exortavam os seres humanizados a ligar-se ao Pai por medo do que poderia lhes acontecer.

Quando o espiritismo diz que você é muito pequeno e que Deus está muito longe ou explora o fato de pagar por dívidas de vidas passadas está mantendo-o preso ao temor a Deus. Ou seja, ele o incita a fazer o caminho da elevação espiritual para que ganhe alguma coisa. Por isso, não podemos dizer que ela está de acordo com os ensinamentos dos mestres que fundamentam a doutrina.

Agora, será que por isso ela está errada? Claro que não... A doutrina espírita pertence à razão humana e não a espiritual. No mundo dos espíritos não existem religiões, pois todos convivem com o Pai e não precisam de intermediários para isso.

Se ela pertence à razão humana é uma emanação de Deus. O que é tudo que o Senhor emana? As provações do espírito. Portanto, os ensinamentos desta doutrina são uma prova para o ser encarnado. Isso explica, também, a questão de você estar ligado ao espiritismo: esta doutrina espelha o gênero de provas que você pediu antes da encarnação (pergunta 258). Sendo assim, o fato de lhe passarem estas ideias aconteceu para que agora possa suplantá-las. Por isto Deus emanou a consciência de estar aqui e de ouvir o que ouviu.

É por causa disso que não aceito a justificativa que dizem que por ter recebido estas ideias diferentes antes, agora não pode agora fazer a aproximação de Deus como estamos conversando. Como se diz, Deus não dá a cruz mais pesada do que você possa carregar. Se até hoje Ele lhe deu aquelas informações como razão e agora lhe mostrou um caminho que as suplanta é porque sabe que a partir de agora você tem a capacidade de mudar de caminho.

 Para que você se inspire para a realização do trabalho de buscar a comunhão com Deus, deixe-me lhe lembrar uma frase do profeta Salomão:

“O que aconteceu antes vai acontecer outra vez. O que foi feito será feito novamente, Não há nada de novo neste mundo. Será que existe alguma coisa de que a gente possa dizer: veja, isso nunca aconteceu no mundo. Não. Tudo já aconteceu antes, bem antes de nós nascermos” (Eclesiastes, 1, 9 e 10)

Não existe nenhuma novidade no que você está vivendo hoje. Muitos outros seres já viveram, bem antes de você ter nascido, o que está lhe acontecendo agora, ou seja, muitos foram expostos a ensinamentos e depois tiveram tudo aquilo que acreditavam questionados. Apenas para lhe dar um exemplo disso cito os primeiros cristãos. Eles foram criados à luz dos ensinamentos dos profetas, mas depois receberam de Paulo e de outros apóstolos os ensinamentos de Cristo.

Alguns que viveram isso conseguiram realizar o trabalho ensinado pela nova doutrina, outros não. Quem foram os que conseguiram? Aquele que tentaram fazer, mesmo fustigados por uma razão que dizia que era difícil conseguir. Por isso não aceito a ideia de que não dá para fazer.

Quanto à distância que Deus se encontra, deixe-me dizer uma coisa. Realmente Ele está muito longe de todos nós. Como já disse, espíritos muito mais elevados do que nós ainda não se aproximaram fisicamente Dele. Mas, será que esta distância cria inconvenientes para a comunhão com Ele? Acho que isso é problema apenas para aqueles que se deixam guiar pela razão humana.

A razão humana precisa estar perto fisicamente, ou seja, aquele de quem queremos nos aproximar precisa estar dentro das percepções do corpo físico para que haja uma comunhão. Mas, isso não é real: dois seres podem comungar mesmo não se percebendo.

Para compreender o que estou dizendo lhe pergunto: você está vendo os espíritos que estão ao seu lado?

Participante: não, eu não tenho clarividência...

Pois é, você não tem clarividência, ou seja, não consegue perceber de alguma forma a presença de espíritos sem carne. Por isso, acha que está só neste momento. No entanto, você é espírita e recebeu o ensinamento que os espíritos estão por toda parte. Por que não estariam ao seu lado agora? Por acredita que precisa da clarividência para vê-los e aí acreditar que eles estão aí...

Saiba, ao seu lado neste momento existem dezenas de espíritos, assim como de todos os que estão aqui. Você com certeza já leu o ensinamento de Cristo que afirma que não se acende uma lamparina para guardar no armário, mas que ela precisa ser colocada no ponto mais alto para servir a todos (Mateus, 5, 14 a 16). Sendo assim, aqui onde estamos falando de elevação espiritual, deve ter muitos aproveitando a oportunidade...

A sua certeza da existência dos espíritos, de que eles estão por toda parte e de que a cada vez que dois ou mais se juntam para falar em nome de Deus seres espirituais se aproximam, deveria lhe fazer saber que existem diversos espíritos sem carne aqui. Mas, me respondeu que não sabia disso. Por quê? Porque não os estava vendo, nem que seja pela clarividência...

 Agora, será que esta condição de não percebê-los pode ser um causador de dificuldade para comungar com eles? Acho que não. No próprio centro espírita que você frequenta, assim como em outros lugares, é comum encarnados entrarem em comunhão com os desencarnados mesmo sem os verem. Como isso é feito? Concentrando-se neles.

Os espíritas sabem que se o ser humanizado buscar se concentrar nos desencarnados poderá entrar em contato com eles. Sabem, também, que para isso não importa se conseguem perceber o desencarnado e nem a distância física que ele está. Quantas vezes vocês conseguem contato com seres que estão, dentro da ideia de distância de vocês, muito longe?

Eis aí, então, a sua resposta. Sim, Deus está muito longe de vocês. Sim, o ser humanizado é pequeno e por acreditar nisso está afastado do Pai. Mas, todos estes contratempos podem ser suplantados. Como? Concentrando-se Nele...

O que estamos fazendo aqui? Quando sugerimos para racionalmente você trocar todas as coisas que existem e acontecem por Deus, o que estamos fazendo? Estamos lhe indicando um caminho para concentrar-se no Senhor.

Vocês não conseguem entrar em comunhão com Deus porque não estão concentrados Nele. Na verdade, estão concentrados na razão humana. Por causa desta concentração vivem a ideia da existência de milhares de seres que são capazes de ser a causa do que acontecem e com isso se tornam dispersos com relação à Causa Primária. Quando trocamos todos os agentes e acontecimentos por Deus, usamos a própria concentração que já existe, só que a direcionamos a Deus. Com isso conseguimos a comunhão com Ele, pouco importando onde esteja ou se conseguimos percebê-lo;

Agora dá para fazer?