Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

Mudar-se

Participante: nós que realmente acreditamos na ideia de usar a vida humana para promover a elevação espiritual muitas vezes sentimos uma ansiedade porque não conseguimos ver que realizamos isso. Será que isso tem a ver com a razão que o senhor está falando?

Eu vou lhe dizer uma coisa que acho que não disse ainda: Deus é tudo e tudo é Deus. Sei que já falei isso diversas vezes, mas não custa nada repetir, pois vocês, como eu também já tinha dito, dificilmente conseguem atingir a abrangência deste tudo que estou falando.

Tem uma música de vocês que diz assim: ‘a letra a contém Meu nome’. Ou seja, a letra a teria todo o nome de Deus. Isso não é real. Na verdade a letra a é Deus, já que por ser um elemento deste mundo, é uma emanação de Deus...

 A partir desta abrangência que estou dando ao ensinamento que estamos conversando, lhe pergunto: o que é esta ideia que vocês está tendo? É Deus Emanado... A partir desta compreensão lhe pergunto: onde está você que sente, onde está a angústia, a procura ou o não conseguir fazer alguma coisa? Sumiu... Tudo isso virou Deus Emanado...

Agora me responda: porque você tinha todas aquelas coisas (a angústia, a dúvida, a certeza de não ter realizado)? Porque não tinha Deus. Agora que achou o Pai e entrou em comunhão com Ele, perdeu todas as outras coisas.

Tudo isso que você citou, na verdade, sempre foi Deus. No entanto, como não O trouxe para junto de si quando recebeu aquela razão, não conseguiu viver com Ele e por isso viveu com todas aquelas coisas. Todo pensamento que você recebe, não importa o que ele está gerando, é apenas o Amor Sublime em ação, ou seja, uma oportunidade para ver se você opta por permanecer com o Pai ou se vai vivenciar as situações criadas pela formação mental.

Participante: o que estou dizendo é que fica muito difícil acabar com a angústia...

Repare bem no que você acabou de falar. Verifique se não está sendo guiada por uma razão humana. Você ainda acredita que pode ser a causa de alguma coisa em sua vida. Ainda acredita que pode modificar alguma coisa neste planeta, nem que seja você.

Quando afirma que deveria acabar com a angústia que sente sabe o que você está fazendo? Expulsando Deus de perto de você... Se Ele é a Causa Primária de tudo e se todas as coisas são emanações Dele, a sua angústia é Ele e por isso quando quer acabar com ela está expulsando-O de perto de você.

Eu não estou falando em mudar-se, não estou falando em viver racionalmente a sua relação com Deus: estou dizendo em conviver com Ele independente do que a sua razão cria. Se ela cria angústia, chateação, raiva ou bem estar, esteja em comunhão com Deus. Se a sua realidade é estar aqui ou em outro lugar, comungue com o Pai. Se a sua razão lhe diz que você quer ganhar, não queira deixar de fazer isso: ame a Deus...

O problema é que você acha que para entrar em comunhão com Deus precisa acabar com a angústia, precisa estar no lugar certo, precisa deixar de querer vencer. Isso não é verdade. Tudo isso são criações da razão, portanto são emanações de Deus.

O maior exemplo da comunhão com o Senhor está na seguinte frase de Jesus Cristo:

“Sinto agora uma grande aflição. O que é que vou dizer? Direi: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não, pois foi para isso mesmo que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!” (João, 12, 27 e 28)

Jesus Cristo, como ser humanizado, vivia guiado por uma razão humana. Sua mente, no entanto, por conta da missão que iria desempenhar continha algumas coisas que a de vocês não tem, como, por exemplo, o conhecimento do futuro. Esta frase é proferida por ele um pouco antes de ter sido preso e posteriormente crucificado, mas isso não era novidade para ele, pois já conhecia o seu fim.

Apesar de saber do futuro, a razão humana com a qual viva ainda criava uma aflição com o dia seguinte. No entanto, por não se deixar levar por ela Jesus Cristo não pede ao Pai que o libere da cruz nem que acabe com aquela aflição, mas que glorifique o Nome Dele. Isso não acabou com a aflição: ela o perseguiu até o momento do desencarne. Ela foi, no entanto, superada pela comunhão com o Pai.

Jesus Cristo não pediu para suspender a aflição com a proximidade de uma crucificação, mas você quer acabar com a aflição que sente por não fazer o trabalho da elevação espiritual. Por isso se deixa levar pela razão e exige alcançar a elevação espiritual.

A partir desta constatação, posso dizer que o que lhe move nesta busca não é verdadeiramente o aproximar-se do Pai, mas sim ganhar a elevação espiritual. Por isso é que vivencia a aflição que a razão humana lhe dá logo depois de afirmar que você não alcançou o que pretendia. Como aceitou tudo isso sem colocar Deus neste assunto, ainda acha que precisa mudar alguma coisa.

Conviver com Deus, portanto, é viver com todas as coisas que Ele lhe dá sem querer alterá-las, mas convivendo com elas com a fé que você diz ter no Pai: ‘eu ainda não consegui, Pai, e por isso a razão está angustiada. Me entrego a tudo isso confiante de que o Senhor me guia’.