5ª Conversa - Limitações físicas, Sofrer pela situação política do país

Limitações físicas - Aceitar as suas deficiências

Como um ser que possua alguma limitação pode viver em paz? Tendo a plena consciência das suas limitações sem querer sobrepuja-la. Aceitar a sua limitação e viver dentro dos limites que ela dá. Por exemplo, uma pessoa que não tenha uma perna, não vai querer disputar uma corrida a pé. Ela tem esta limitação, precisa ter esta consciência e não querer extrapolar e não se lamentar por não fazer o que a limitação não permite.

Esta é a única forma de aquele que tem limitações pode viver em paz. Ele precisa trabalhar em si a consciência e aprender a viver dentro das limitações que possui. Estabelecer seus limites de participação na vida societária levando em consideração esses limites.

E é aí que surge o grande problema. A sociedade humana, em nome do seu amor falso e hipócrita, age junto a essa pessoa querendo que seja mais do que pode ser. Querendo que supere barreiras que não possui a capacidade de superar. Elogiando e aplaudindo o que o limitado faz, a sociedade age hipocritamente, pois não deixa de mostrar que pode fazer melhor. Por essa ação, faz a pessoa se sentir aquilo que não é.

Esses são dois aspectos importantes. Quem tem limitação precisa trabalhar em si uma forma de viver que atenda à sua própria limitação e não extrapolar querendo fazer aquilo que não consegue fazer. Quem convive com pessoas que tem limitações, deve agir naturalmente sem ultrapassar aquilo que o outro pode fazer. Sem incentivar que o outro seja aquilo que ele não pode ser.

Este é o caminho para se viver em paz tanto para quem tem a limitação quanto para quem convive com pessoas que tem limitações. Reconhecer a sua nova condição de vida e se relacionar com o mundo, não querendo ser mais do que é.