5ª Conversa - Limitações físicas, Sofrer pela situação política do país

Limitações físicas - A limitação e a encarnação

Tem um detalhe que precisamos falar: as limitações físicas fazem parte do livro da vida. Fazem parte da programação da provação do espírito

Como afetam o relacionamento do ser humano com o mundo, servem de instrumento para a posse, a paixão e o desejo. Aquele que possui limitações físicas é um espírito vivendo determinadas provas tendo um instrumento necessário para as provações solicitadas antes da encarnação.

Isso é muito importante para o espírita ou espiritualista que tem estas limitações. É importante para que não julgue ou acuse ninguém. Se a limitação surgiu por causa de um acidente, não há culpado, não há certo ou errado: o que há é a constituição dos instrumentos necessários para a provação.

Esse á o terceiro aspecto em relação a este tema de limitações físicas: aquele que possui limitações, mas que sabe que já era antes de existir, precisa trabalhar em a compreensão de que ela faz parte do seu mundo de provas e com isso não julgar, criticar ou acusar nada e ninguém como instrumento desta provação.

 São estes quatro aspectos: Não trate como deficiente ou especial, mas como uma pessoa limitada. Aquele que é limitado, respeite seus limites. Aqueles que convivem com os limitados, respeite os limites dele. Já aqueles que são limitados ou convivem com eles, não acusem nada nem ninguém porque aquilo é o necessário para a evolução daquele espírito.

Participante: O Senhor disse que tem pessoas que nem olham para pessoas limitadas, queria saber se olhar ou falar algo também está programado, ou seja isto é um ato também?

O olhar é um ato. Eu não posso falar somente pelo lado interno porque vocês não conseguem compreender, mas todo ato é vivido com uma emoção.

Quando me referi ao não olhar para um limitado, estou falando daqueles que têm nojo, mal-estar, por estar perto de um limitado. Há pessoas que se verem uma pessoa só com um cotoco de pernas, vira as costas. Isto é um ato, mas por dentro viveu uma emoção, viveu algum asco, algum medo, alguma coisa que não gostou e foi sobre isso que falei. São pessoas que deixam estes sentimentos tomar conta de si quando se deparam com um limitado.

Não falei de atos. Aliás, sempre que falo de atos eu estou me referindo a alguma coisa no mundo interno que foi vivida durante àquela ação.