Senhor da Mente - Textos - Livro I

Introdução

Hoje vamos começar o estudo do Bhagavata Puranas.

Bhagavata Puranas é um dos livros védicos ou livros sagrados da religião hinduísta. Ele é muito parecido com o Gita, que já estudamos: uma conversa do Sublime Senhor com alguém. Só que aqui o diálogo de Krishna é com uma outra pessoa, um discípulo diferente.

Além disso, o objetivo agora é diferente. No Gita, Krishna ensina a yoga, a ligação do material com o espiritual. Yoga não é um ballet ou uma ginástica: é uma série de ensinamentos para se percorrer o caminho entre a terra e o céu. Um desses caminhos é o controle da mente, é ser senhor da sua mente.

Portanto, o Bhagavata Puranas é, vamos dizer assim, o livro sobre um dos elementos necessários para se caminhar da terra para o céu. Esse é o primeiro detalhe que queria falar no início desse estudo.

Segundo. Depois do estudo do carma, onde usamos os ensinamentos de Krishna na sua mais alta amplitude, que é o chamado monismo, alguns detalhes desse trabalho vão parecer que vai contra o que já falamos. Isso não é real.

Quero lembrar que ao final desse trabalho teremos visto os ensinamentos de Krishna de como dominar a mente, o ego. Só que o que será aprendido ainda é um domínio racional. Portanto, inclusive o que vai surgir desse trabalho terá um dia que ser dominado para alcançarmos o que falamos nas palestras do carma (monismo).

Então, vamos começar o estudo de um caminho para a evolução espiritual, mas não uma realização. O que veremos é um caminho para se universalizar ou ter um ego mais universalizado. Agora, se apegando a esse caminho como realização não vai fazer nada, pois o caminhar resultante desse trabalho ainda será racional, algo que precisará depois também ser reavaliado.

Espero que tenha ficado bem claro: vamos estudar o livro védico que fala do controle da mente como um caminho para universalizar mais o ego. Posteriormente o caminho que surgir do estudo também precisará ser alvo do mesmo trabalho.

Participante: fale sobre os Upanishads.

Os livros védicos são como a Bíblia ou O Livro dos Espíritos. Os Upanishads são os comentários a esses livros. O comentário de um espírita a O Livro dos Espíritos, se fosse na religião hindu, seria um Upanishad.

Os livros védicos seriam os escritos sagrados, os Upanishads os comentários a eles. É mais ou menos isso ...