Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

Fé raciocinada

Sei que vocês são espíritas e no espiritismo existe a máxima que a fé deve ser raciocinada, que a entrega deve ser feita de forma racional. Esta forma de proceder, no entanto, não leva ninguém a comungar com Deus. Na verdade, nesta máxima estão mal colocadas as palavras...

Fé raciocinada é usar uma razão mal educada, soberba e egoísta para avaliar a entrega a Deus. Ou seja, é algo que lhe leva a entregar-se a Deus apenas quando você ganha alguma coisa, quando suas verdades, posses, paixões e desejos são atendidos. É uma fé que é substanciada pela tentação que o ser precisa vencer e não pela motivação que realmente leva o espírito a comungar com Deus.

Na verdade, a fé, a entrega com confiança a Deus, não deve ser raciocinada, mas precisa que haja um conhecimento raciocinado. Não o conhecimento de uma razão que é guiada pelos valores e verdades humanas, mas pelos ensinamentos dos mestres.

Os conhecimentos que devem servir para se raciocinar a fé são estes que conversamos: Deus é a Inteligência Suprema; Causa Primária de todas as coisas. É a partir deste conhecimento que se raciocina a fé e não das ideias humanas que afirmam que um ser humanizado pode e detém a verdade das coisas. O raciocínio não deve ser feito a partir das ideias humanas que dizem os espíritos encarnados podem agir livremente contra os outros e a Justiça Perfeita não pode proteger ninguém de sofrer uma injustiça.

Ter fé com conhecimento raciocinado é depois que você compreende o que o mestre quis dizer em um determinado ensinamento, o usa para entregar-se ao Pai. Não se trata do crivo da razão humana, mas a utilização dos valores transmitidos pelos mestres para gerar um crivo para a entrega. Não é o ganho individual que é levado em consideração quando da entrega, mas sim o relacionamento com Deus.

A fé que pode acabar com o incômodo com o som alto do vizinho só existirá quando a altura do som e o ato de sentir-se incomodado for trocado por Deus. Neste momento você poderá entregar-se a altura do som sem se incomodar. Enquanto o vizinho puder agir livremente, a sua fé ou entrega estará sempre ligada na razão, pois ela lhe diz que é capaz de acabar com este incômodo quando você criticar ou acusar o vizinho.