Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

Agora pouco respondi a uma pessoa que me perguntava se eu estava falando de fé, que o trabalho que estávamos conversando ainda não era o exercício da fé, mas sim um trabalho racional. Transformar a razão que cria consciências formadas por elementos isolados em manifestações de Deus é um trabalho racional e só depois dele é que, então, se exerce a fé.

Fé é entrega com confiança naquilo que se entrega. Fé é salto no escuro. Não existe uma descrição melhor de fé do que a história de um alpinista que estava fazendo uma escalada e, depois que escureceu, ele perdeu o equilíbrio e caiu no vazio seguro por uma corda. Por causa da escuridão ele não conseguia ver quantos metros estava do chão. Desesperado, pede ajuda a Deus. Então, ouve uma voz lhe dizendo: ‘larga a corda’. No dia seguinte ele foi encontrado morto balançando a menos de um metro do chão...

Largar a corda, as realidades humanas: esta é a fé que pode lhe ajudar a comungar com Deus em perfeita harmonia. No entanto, não é esta fé que a razão de vocês vive. Ela é mais parecida com a história de um homem ateu que se perdeu na floresta na África e depois de muito andar em círculos pediu ajuda a Deus. Logo depois apareceu um africano tribal que lhe indicou o caminho de volta ao hotel. Lá, conversando com seus amigos, estes lhe perguntaram se agora ele acreditava em Deus. O homem disse que não, pois ele havia chamado o Senhor, mas quem apareceu para lhe salvar foi um negrão...

A mente humana, aquela que vive afastada de Deus, jamais vai creditar os acontecimentos ao Pai. Ela, por exemplo, jamais vai se perguntar se o vizinho não terá motivos para colocar o som alto; jamais se perguntará se não houve um motivo para que o outro motorista fizesse a manobra que acabou dando uma fechada no seu carro. Ela não interpretará nada do que acontece como carma para poder compreender que tudo é fruto da Justiça Perfeita; ela não conseguirá dizer a você que aquele acontecimento é fruto do Amor Sublime, ou seja, que é uma oportunidade de elevação: a única coisa que fará será realizar pensamentos que possam conferir a sensação da vitória das suas verdades sobre a dos outros, dos seus direitos sobre o dos demais.

Por isso primeiro é preciso o trabalho racional para transformar tudo em Deus. Passando a viver com a razão de que tudo é manifestação de Deus, então, está na hora de entregar-se ao Pai, ou seja, da aceitação de tudo o que acontece.