Obrigações e necessidades - texto

Espiritualismo, ecumenismo e universalismo

Este 11º Grupamento tem o nome de Espiritualismo Ecumênico Universal. Esse nome resume toda a diretriz deste trabalho.

Antes de qualquer coisa somos espiritualista. O que é ser espiritualista? Segundo O Livro dos Espíritos, introdução I, espiritualista é aquele que acredita haver em si algo além da matéria. Só que todos os mestres ensinam que o apego à leta fira, ao ensinamento, não vale de nada sem a ação. Só saber, só conhecer os ensinamentos resolve; o que resolve é a prática.

Portanto, costumamos dizer que somos espiritualistas, mas o nosso espiritualismo não é só saber que há algo além, mas aprender a viver para este algo além. Este é o espiritualismo que pregamos e praticamos: aquele onde a vida espiritual tenha premência a vida material. O que buscamos compreender e transmitir é como um espírito pode transformar a vivência na carne para que ela esteja de acordo com a forma como o espírito liberto da materialidade vive.

Existem muitas religiões espiritualistas, a maioria, que acreditam que existe algo além da carne, mas que pregam a vivência dos acontecimentos humanos pela lógica humana. Em seus ensinamentos pregam que o mundo material, que a forma humana de viver, seja a base para o mundo espiritual. Por isso observam a vivência material e a projeta para a espiritual.

Não estou dizendo que elas estão erradas, mas apenas que o caminho delas não é o nosso. Na nossa caminhada, no desenvolvimento de nossa missão, temos como objetivo compreender a forma espiritual de viver e aplica-la aos momentos da vida encarnada.

Por isso, para contra argumentar qualquer coisa que eu fale, não adianta me dizer que a sociedade humana age de determinada forma. Se esta forma não encontrar suporte nos ensinamentos dos mestres, ou seja, como vivem os espíritos, para nós isso não interessa. Nos prendemos ao que foi ensinado através de Krishna, Buda, Cristo, Maomé, o Espírito da Verdade e todos os mestres que trouxeram ensinamentos para auxiliar os espíritos encarnados.

Nós somos ecumênicos. Por isso acreditamos nos ensinamentos de todos os mestres e não apenas nos de um. No entanto, não vivemos um ecumenismo onde uma realidade é complementada pela outras, mas sim na fusão perfeita dos ensinamentos de todos os mestres.

Somos, também, universalistas porque seguimos o que Cristo ensinou ao final do livro Apocalipse da Bíblia: tudo está feito, eu e Deus somos um. O nosso objetivo é passar um ensinamento e propor um caminho para que o espírito una-se com Deus. Torne-se Uno com Deus.

Por isso, chamamo-nos de Espiritualismo Ecumênico Universal.

Participante: se vocês são o 11º Grupamento, existem outros? Quero também saber se vocês aceitam a presença de espíritos orientais neste grupamento, já que aceitam os ensinamentos de Buda.

Sim, existem outros grupamentos. Quem são? Isso vocês vão descobrir. Eu não posso nomear. Espere que na hora será sabido.

São diversos os grupamentos de Maria. Ela é a Senhora da Regeneração, ou seja, é o espírito ao qual Deus concedeu o comando do processo de mudança do mundo de provas e expiações para o de regeneração. Por isso são muitos grupamentos. Nós somos apenas um deles e mesmo assim nosso trabalho é apenas um dos trabalhos deste grupamento...

Se aceitamos a presença de orientais...

Não existe no mundo espiritual espíritos orientais nem ocidentais. Somos todos espíritos e estes não têm cara para ter olho puxado ou não.

Por isso preciso lhe responder dizendo que não temos orientais neste grupo, mas também não temos ocidentais. Isso porque não nos dividimos entre orientais e ocidentais. O que posso lhe dizer é que dentro da visão humana de determinados espíritos há alguns seres que aparecem para seres humanos com a forma de oriental. Eles não são, mas se apresentam com esta forma...

Participante: não existe divisão, não é mesmo?

O universo é único, uno e estável. Por isso não há divisões. No universo tudo é uma coisa só. Aliás, só vocês humanos é que dividem as coisas.