Obrigações e necessidades - texto

Apego ao desapego

Participante: Buda ensina que o problema não é ter as coisas, mas apegar-se a elas, pois a partir do apego um dia existirá sofrimento, já que fatalmente em algum momento deixará de ter o que possui.

Isso é exato.

Repare que vocês só precisam de coisas materiais. Como tudo que é material fica aqui, quando saírem da carne não terão mais nada do que têm aqui. Continuando a achar necessário ter qualquer coisa, acabarão sofrendo quando não tiver.

Participante: conheço uma pessoa que resolveu que seria desapegado. Abandonou tudo que tinha e foi viver livre pelo mundo. Quando fui me despedir dessa pessoa não pude nem lhe dar um abraço porque ela achava que se me abraçasse se apegaria à mim.

Pelo que você está descrevendo podemos observar uma coisa: esta pessoa é apegada a ser desapegada.

Foi o que eu falei: o sistema de vida utiliza-se de diversos argumentos para criar um apego, uma necessidade. A partir daí, posso dizer que precisa ficar consciente de estar apegado ao desapego para desapegar-se dele.

O problema não é ter – você pode ter tudo – mas sim estar apegado ao que tem. Achar que precisa daquilo, que aquilo é necessário para a sua vida.

Participante: como a mente cria coisa, não?

Sim, mas nada a se admirar. Afinal de contas, ela existe só para isso. A mente não tem mais nenhuma função, mais nenhuma razão para existir...