Reforma íntima - Textos - Volume 10

Doutrina ou religião?

O EEU –Espiritualismo Ecumênico Universal não se trata de uma nova religião ou de uma nova igreja, mas sim de um processo para mover-se no sentido da unificação das religiões sob apenas uma única doutrina, entregando a Deus Pai o comando das religiões do planeta. Por isso, no seu Manifesto, o comandante do Grupamento do Exército do Bem de Nosso Senhor Jesus Cristo, responsável por este trabalho, afiançou que o EEU terá duração certa: cem anos. Após este período, com as religiões unificadas e entregues ao comando direto de Deus, o EEU extinguirá suas atividades.

Entendemos que no planeta existe uma visão errada: a de que a religião deve servir para se compreender Deus.

A compreensão de Deus não pode ser alcançada com atos materiais, pois a sua essência, espiritual, não pode ser compreendida por meios materiais. Compreender Deus em toda a sua complexidade, bem como todos os seus desígnios é um ato para espíritos que tenham compreensão além da matéria.

Os cultos de todas as religiões são atos materiais e tentam, dentro da doutrina de cada uma delas, passar aos espíritos na carne a essência de Deus. O máximo que os participantes dessas religiões conseguem com este proceder é um Deus com atitudes e essência materiais.

Para se entender Deus é necessário voltar-se às coisas espirituais independente da matéria. Todos que buscaram sentir Deus e conhece-Lo por intermédio da meditação (raciocínio puramente espiritual), conseguiram a compreensão Dele.

Os ritos ou religiões devem servir dentro de funções específicas, apenas para levar o espírito à busca da essência espiritual de Deus, executando cada um o seu trabalho.

Não podem e não devem os ritos ou as religiões, servirem para explicar Deus, mas sim para que o espírito prepare-se para a abstenção do mundo material e contemplação do espiritual.

Dogmas ou conceitos sem explicação levam ao bloqueio do raciocínio que gera a incompreensão. Fé raciocinada, ou raciocinar o sentimento, leva à materialização do sentimento, que é espiritual.

Fé (sentimento) com conhecimento raciocinado, leva à compreensão.

 Esta é a finalidade do EEU: apresentar, com auxílio dos conhecimentos já passados pelas religiões, o conhecimento raciocinado, auxiliando ao espírito na carne a buscar o amor a Deus.

Com o novo sentido de encarnação o espírito viverá em um mundo espiritualizado e, portanto, deverá saber vivê-lo. Para isto o plano espiritual formou o EEU e por isto ele é considerado como o porta-voz das verdades espirituais necessárias para o próximo sentido de encarnação sobre o planeta.