Choque de realidade

Devaneios

Na última conversa disse que o que não é realidade, é devaneio da mente. Mas, o que quer dizer a palavra devaneio? 'Capricho da imaginação, sonho, fantasia' (Minidicionário Aurélio). Quem devaneia, segundo a mesma fonte, é quem divaga, delira, pensa em coisas vãs.

Quem não vive a realidade, realmente vive coisas vãs, pois são coisas que não importam para a felicidade. Se o importante é o aqui e agora para se conseguir este estado de espírito, no que pode contribuir aquilo que é apenas um capricho da imaginação, um sonho, uma fantasia? Portanto, o devaneio é algo completamente inútil para quem busca a felicidade.

Mas, na prática, o que é devanear? É viver algo que não é perceptivo pelos órgãos do corpo; é viver formações mentais que não condizem com aquilo que é percebido; é viver uma emoção que não está sendo sentida. Vou exemplificar para podermos conversar melhor...

Um devaneio que tenho visto muito comumente aceito pelos amigos é o seguinte: 'aquilo está acontecendo porque tinha que acontecer'. Quem disse que tinha que acontecer? Quem pode assegurar que não podia estar acontecendo outra coisa? Querer justificar o presente é deixar-se levar pela mente, que usa uma aparente e aceita verdade como algo real.

Na minha realidade de agora não existe o tinha que acontecer, porque eu não sei se tinha. Por exemplo: será que eu tinha que escrever isso? Não sei, não posso afirmar. O que posso afirmar é que estou escrevendo. Isso posso constatar, mas se tinha ou não, não posso.

Quem busca viver a realidade, o aqui e agora, não busca saber por que está fazendo, mas apenas constata o que está acontecendo. Dentre as verdades que tenho visto serem usadas para explicar o momento – o que claro, não se explica, mas apenas constata-se, assiste-se – é o ensinamento que diz que Deus é Causa Primária de todas as coisas. Esse é um grande devaneio...

Deus não está presente na minha realidade. Isso posso constatar, pois não O estou vendo, não O estou percebendo com qualquer dos meus sentidos. Como, então, posso dizer que Ele é que me fez escrever?

Querer adivinhar o que causou o presente momento é viver fora da realidade. Quem busca viver o aqui e agora sem apegar-se à mente, não se preocupa com o que aconteceu antes, ou seja, a causa do que está acontecendo, mas apenas com o que está ocorrendo. Nem que essa explicação seja cientificamente comprovada.

Quando sinto que melhorei de algum mal que me afligiu, não me preocupo em saber se foi o remédio, o descanso ou qualquer coisa que fez isso acontecer. Apenas sinto que estou bem naquele momento. Quem atribuir o seu bem estar de agora ao remédio, outro dia pode tomá-lo e não melhorar. Neste momento, não conseguirá estancar o fluxo do pensamento e não viverá o presente e com isso não conseguirá estar na felicidade.

São muitos os devaneios da mente. Outro deles é querer descobrir o que o acontecimento presente poderá acarretar no futuro. Neste exato momento não posso dizer que acabarei este texto hoje, por exemplo. Será que só porque estou escrevendo ele ficará pronto? Quantas vezes já comecei a escrever um texto e não consegui acabá-lo no mesmo dia?

Quem busca viver um aqui e agora não pode pensar no futuro nem no passado. Precisa concentrar-se no presente que é apenas o que se percebe, o que descreve este agora e o que se sente neste momento. Aliás, achar que poderia estar vivendo este momento com outro sentimento ou pensando outra coisa a respeito dele é querer interferir no momento e não apenas vivenciá-lo.

Não posso mudar o que estou pensando agora. Sabem por quê? Porque estou pensando isso... Não posso mudar o que estou sentindo agora. Sabem por quê? Porque estou sentindo isso...

Isso é viver o agora: constatar o que está acontecendo neste momento. Todos outras coisas que falem do que vai acontecer no futuro, do que deveria estar acontecendo no presente ou do que causou no passado o momento atual, são sonhos, fantasias, idéias vãs que não nos faz aproveitar o momento de agora para ser feliz.

Todas as verdades que expliquem o momento de agora e todas as que confiram um futuro como resultado da ação de agora, são fantasias. Apenas o que está no momento de agora é real.

Sabem por que vou parar por aqui? Porque estou teclando o ponto final. Falamos de outros devaneios mais tarde, porque descobrir o que é devaneio e o que é realidade é o fundamental para aproveitar o momento de agora para ser feliz.