Choque de realidade

De volta para o futuro

Para poder se viver o nada, a tela, a felicidade, é preciso estar completamente concentrado no aqui e agora. Este, como já falei, é aquilo que está acontecendo neste momento. Mas, nós não conseguimos ficar presente no agora e estamos sempre indo de volta para o futuro.

O que é o futuro? É aquilo que ainda não é presente, que ainda não chegou no aqui e agora. Dito assim, parece fácil se entender o que é futuro e isolar-se dele, mas será mesmo assim?

Você já pensou em quem vai votar para presidente? Já leu informações sobre os candidatos, já viu pesquisas, já tomou posição? Para que? A eleição é hoje, está no seu aqui e agora? Não, mas quando o assunto surge, lá vamos nós pensar e se preocupar com ele, não?

Influenciados pela mídia, para quem o futuro é notícia, acabamos sendo levados de volta para o futuro. Mas, para que preocupar-se com isso? Será que você pode afiançar que estará vivo até a eleição? E se não tiver, de que adiantou essa preocupação de agora? Só serviu para perder o seu presente...

O presente é o que o próprio nome diz: um presente. Ele é uma dádiva que você tem, pois se consiste na sua vida. Se você não vive o presente e está sempre de volta para o futuro, o que tem para viver?

Será que o Rio de Janeiro terá condições de sediar a copa do mundo de 2014? Por que vou me preocupar com isso se não sei nem se assistirei a deste ano? Mas, como a televisão já começou a contagem regressiva, lá vamos nós de volta para o futuro contando com ela.

Até à copa de 2010, quanta água há de passar debaixo da ponte de nossa vida? Se estivermos preocupados e ansiosos com o futuro perdemos a vida que tanto nos esforçamos para manter...

Sei que estou falando de acontecimentos genéricos e que muitos podem não estar ligados a eles. Mas, pergunto: você sabe o que vai fazer amanhã? Já marcou compromisso para o próximo final de semana? Está ansioso aguardando-o? Para quê? Você pode morrer hoje...

Costumo dizer aos meus amigos que gostaria que cada um de vocês tivesse um infarto. Tive um há quatro anos e depois disso minha perspectiva de presente mudou...

Quando acontece um fato desses na sua vida, a medicina logo lhe coloca no famoso 'grupo de risco'. Os médicos lhe dizem que se fizer isso ou aquilo você pode morrer a qualquer momento. Mesmo que não se queira viver o futuro, esta informação é utilizada pela mente. Ou seja, você dorme sem saber se vai acordar e vive o dia inteiro sem saber se vai dormir.

Muitos pensam que esta situação (ter uma espada sobre o pescoço), é ruim, mas é o contrário. Ela não lhe deixa viver muito longe do momento presente. Ela não lhe faz vivenciar com antecedência o futuro.

A vida é o momento presente. Só ele existe para ser vivido. Quando nos prendemos a expectativa de acontecimentos futuros deixamos de viver a única vida que temos: o aqui e agora.

Isto é um fato sabido de todos, mas a vida está sempre colocando perspectivas de futuros e nos deixamos levar por elas. Quando o seu futuro já não é tão grande quanto a perspectiva, aí fica mais fácil concentrar-se no aqui e agora.

Quando isso acontece, você realmente vive. Não faz nada de extraordinário, mas vive o seu momento com toda a sua intensidade, sem querer se afastar dele e voltar para o futuro.