O nobre caminho

Amor Sublime

A Causa Primeira age de acordo com o merecimento de cada um, mas não é apenas esse fator que influencia o comando de Deus, mas também o Amor Sublime. Essa Qualidade da Vida Espiritual nos diz que Deus não age punitivamente, mas como forma de orientar o filho. Deus não faz as coisas como castigo, mas como a única forma que o filho deixou para receber o ensinamento.

Dentro da materialidade, todo pai sabe que o filho precisa estudar para poder ser feliz no futuro. O filho não vê essa realidade e acha que estudar é chato. O pai tenta fazer o filho compreender a necessidade e quando isso não ocorre não há alternativa do que privá-lo de satisfações até que busque o caminho que lhe será mais proveitoso no futuro. Aí vêm os castigos e, algumas vezes, as palmadas.

O pai não faz isso com raiva do filho, mas porque sabe que este caminho poderá ser a salvação do filho. Deus age da mesma forma. Quando um ser insiste em buscar a sua satisfação individual que lhe acarretará infelicidade no futuro espiritual, ele promove situações que contrarie os desejos do ser no sentido de que ele alcance a consciência de que deve universalizar-se e não se satisfazer.

As situações que contrariam os desejos do ser não são causas de sofrimento, mas lições de amor de um Pai preocupado com sua felicidade universal. O sofrimento que os seres sentem nessas situações acontece por escolha própria (livre arbítrio). Esta escolha reflete o desejo do ser de não abrir mão de sua satisfação individual. Esse ser ainda na compreende que para ele estar feliz outros terão que sofrer e assim, ele estará contribuindo para a desarmonia do universo.

Viver com a Qualidade de Vida Espiritual Amor Sublime é jamais sofrer, por motivo algum. Aquele que vive a impermanência das coisas causadas pela interdependência dos outros não agrega àquilo que irá lhe compor sentimentos negativos, mas ama a Deus por ter lhe dado mais aquele aprendizado. Esse está percorrendo uma estrada estreita, onde há desprendimento. Está aprendendo com amor.

Quem vive a vida sem essa qualidade sofre toda vez que seus conceitos individuais são feridos pela realidade. Esse caminha pela estrada larga e aprende pelo sofrimento. É o caminho conhecido como lenitivo da dor. De tanto o ser sofrer um dia cansará dessa atitude e se abandonará nos braços do Pai. Viverá sem resmungar contra os acontecimentos da vida e será feliz universalmente.