O nobre caminho

Alcançando a verdade absoluta

Como vimos a existência do ser é um eterno processo de evolução, onde ele buscará alterar as verdades relativas alcançando a verdade absoluta das coisas. Esta mudança de valores da consciência é que é chamada de reforma íntima.

No entanto, afirmamos também que apenas Deus ou o Ser que possui as suas propriedades intrínsecas elevadas ao expoente máximo pode alcançar a verdade absoluta das coisas. Ao ser em evolução, aquele que possui ainda individualizações nas suas ações, a verdade absoluta é uma utopia.

Com esta forma de compreensão, como então entender a reforma íntima? Devemos entender que o processo de reforma íntima se caracteriza pela busca não de se alcançar a Perfeição do universo, mas alterar-se gradativamente a elevação espiritual dentro de metas pré-estabelecidas (perfeições) para cada etapa ou encarnação.

A alteração das verdades relativas não levará a verdade absoluta do universo, mas a universalização dos conceitos aproximará da Perfeição. A verdade que surgir da reforma íntima ainda será uma verdade relativa, mas essa nova verdade já será mais absoluta do que a anterior.

Assim, de degrau em degrau, de verdades relativas alteradas para mais absolutas, o ser alcança a sua elevação e purificação necessária para a sua evolução espiritual. Mas como avançar de um degrau para outro?

Essa evolução é provocada pela reforma íntima, ou seja, pela alteração da verdade relativa para absoluta. Na prática, se Deus é a verdade absoluta de tudo, o ser deve trocar o seu achar por Deus sabe. Para alcançar mais facilmente essa transformação é preciso que o ser conheça as Seis Qualidades da Vida Espiritual. Vamos vê-las...