Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

Afaste-se do que não o faz feliz

Voltando ao que estávamos conversando, o objetivo da vida humana é a felicidade e é ela que deve ser procurada a cada segundo da vida. Mas, os sábios vão me perguntar: ‘e o espírito como fica nessa questão’? Dane-se o espírito. Você não sabe quem ele é, como é, o que faz. Por isso, ele que se dane.

O máximo que você pode realizar preocupando-se com o seu lado espiritual é entender como procurar a felicidade. Portanto, procure-a da maneira que puder. Se encontrar, encontrou; se não encontrar, não encontrou. Por estar buscando a felicidade, mantenha-se feliz da mesma forma.

Mas, como se procura uma felicidade?

Participante: não sei. Para mim quando ela vem, vem. Não sei se existe uma maneira para procura-la.

Existe sim. Aliás, é uma maneira muito simples: se procura a felicidade afastando-se de tudo que não é felicidade.

É simples assim. Se você procura a felicidade e vem a tristeza, diga para si mesmo: ‘não é isso que estou procurando. Vou para outro lugar, fazer de outro jeito, pensar de outra forma’.

A partir do momento que se conscientiza que é um humano, que vive humanamente, que acredita que pode agir e que quer ser feliz, a primeira coisa que tem que fazer é buscar ser feliz. Para alcança-la deve compreender que o caminho passa por afastar a infelicidade. Vou dar um exemplo para podermos entender o que quero dizer.

Você está doente. Como pode ser feliz nesse momento? Pelo que falei, afastando a infelicidade que surge cada vez que está doente. Como se faz isso?

Estando doente, vá ao médico, compre os remédios que ele indicar e siga o tratamento proposto. Tudo isso pode ser feito e leva à felicidade. O que pode trazer a infelicidade? Apegar-se ao fato de estar doente e lamentar-se por isso. Tendo esse apego não conseguirá nunca alcançar a felicidade.

Você está doente? Está. O que pode fazer? Tentar a cura, que acabará com o sofrimento e levará à felicidade. Faça isso. Isso é buscar a felicidade.

Já ficar se lamentando, chorar, sofrer ou revoltar-se porque está doente são atitudes que não leva à felicidade. Por isso não devem ser opções de vivência.

Buscar a felicidade não é dar risadas quando estiver doente. É ter a consciência do que é sofrer naquele momento e buscar agir de uma forma que não viver isso.