Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa

A vida humana é um reflexo da espiritual

Participante: a vida humana é um reflexo. Ela reflete a escolha sentimental do espírito. Pode comentar esta afirmação?

Posso.

A vida humana é um reflexo da escolha sentimental do espírito, ou seja, ela é a prova do espírito. O ser espiritual que está cheio de ganância terá a sua vida humana sentimental pautada por essa emoção. Isso acontece porque esse ser achou por bem, antes da encarnação, lutar contra a ganância.

O sistema que acabei de descrever é verdade, mas nem todo elemento ganancioso vive uma prova de ganância, assim como nem toda prova de ganância se realiza através da presença de uma emoção gananciosa. No universo dois mais dois dificilmente dá quatro.

Por isso não podemos estabelecer que um ser humano ganancioso seja a provação de um espírito em prova de ganância. Isso não é real. Aquela encarnação, por exemplo, pode ser missionária e não de provação. Nesse caso a ganância que é vivida não é instrumento de provação.

Aliás, a sua pergunta está muito dentro do que vamos conversar hoje: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Quando começarmos, vamos entender melhor a minha resposta de agora, mas por enquanto digo que, em resumo, em ideia, o que falou é real.