Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

A verdade que salva

Participante: como fica o ensinamento que diz que devemos conhecer a verdade para que ela nos liberte?

Esta máxima é perfeita, mas que Verdade pode lhe libertar? Só Deus sabe a Verdade...

Repare numa coisa. A classificação de verdadeira é dada a uma informação depois que ela é analisada, raciocinada. Como vocês chegaram à conclusão que a pigmentação desta mesa é branca? Quando analisaram mentalmente a percepção e a compararam com informações que já estão em suas memórias. Neste processo, que chamamos de raciocínio, vocês compararam a percepção que estavam recebendo com a informação que possuem sobre o nome das pigmentações. Deste processo nasceu a certeza de que esta mesa é branca.

Pois bem, quem é a Inteligência Suprema? Deus. O que significa ser esta Inteligência? Ter a capacidade absoluta de chegar a conclusões perfeitas. Portanto, só Ele é capaz de analisar e rotular perfeitamente esta pigmentação. Você possui a propriedade inteligência, mas ela é inferior à capacidade de transformar conhecimento em verdade do Pai, por isso, a Verdade Dele é mais verdadeira que a sua.

Esta Verdade pode lhe salvar: só Deus sabe. Quando você compara a sua capacidade de determinar que alguma informação é verdadeira com a do Pai, rapidamente abre mão da certeza que a razão má educada, soberba e egoísta cria.

Mas, como Deus expressa as suas Verdades? Através da Causa primária, de suas emanações. Tudo o que Deus causa é fruto da análise feita pela sua Inteligência Suprema e por isso é a Verdade do Universo.

Com isso chegamos ao ponto máximo de conhecimento que você pode ter e que lhe salvará: tudo está sempre Perfeito, pois está fundamentado na Verdade que a Inteligência Suprema criou a partir da sua perfeita análise dos acontecimentos. De posse desta razão, quando alguém chamar a mesa branca de azul você não vai questionar, porque sabe que aquela classificação é uma emanação de Deus e que por isso mesmo é uma Verdade. Pode ser uma informação que você não tenha ou mesmo que seja oposta à sua, mas que não deixa de ser verdadeira, pois foi emanada pela inteligência Suprema.

Levando-se em consideração a forma de compreender as coisas deste mundo que a razão humana possui (gerar verdades sempre), vocês, então, podem imaginar que no momento em que uma pessoa disser que esta mesa é azul devem alterar a informação que possuem. Isso não é real. O branco que você tem como informação também foi causado por Deus e, portanto, também é verdade. Por este motivo o trabalho de quem quer comungar com Deus não é alterar suas informações, mas respeitar todas as emanações Dele, todas as informações que existem. Apesar de elas parecerem antagônicas, não o são, porque a Inteligência Suprema só pode emanar Verdades...

 Eis, agora, aquilo que pode lhe salvar: viva com suas informações sem alterá-las, mas respeite o direito do outro possuir informações diferentes sem classificá-lo como errado ou querer ensinar o certo. Aliás, existe expressão maior do amor ao próximo do que esta?