Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

A transmissão dos ensinamentos e a causa primária

Quando lhe falei agora sobre a transmissão dos ensinamentos por parte de espíritos, parece que eu esqueci a Causa Primária, não? Apesar de não a ter citado explicitamente, pode ter certeza que não a esqueci: ela está por trás de tudo o que disse. Vamos entender isso...

Quando um espírito se pronuncia no mundo de vocês é como uma retransmissora de sinal de um canal de televisão. As imagens dos programas que vocês veem aqui na televisão não são gerados na sua cidade, não é verdade? Elas vêm de outras, que são as geradoras das imagens. No entanto, vocês conseguem vê-las aqui. Por quê? Porque existem antenas e estações retransmissoras delas.

Veja: as imagens daqui não se iniciam aqui, mas em outros lugares. Para que elas cheguem aqui é preciso que elas sejam retransmitidas por outros. Isso, no entanto, não interfere no que é transmitido pela geradora, ou seja, não interfere no programa original. A mesma coisa que a estação originou projeta chega até vocês.

 Este é o mesmo processo das transmissões espirituais que chegam até vocês. Elas se originam primariamente em Deus que as transmite a espíritos de um determinado grau. Estes recebem a informação e a repassam a seres que estejam mais perto da humanidade do que eles. Neste efeito cascata a informação vai sendo repassada até que chegue a um ser que esteja ligado a uma razão humanizada. Neste momento, ela é transmitida a vocês.

Esta rede de transmissão é diferente da brincadeira do telefone sem fio de vocês, onde uma informação é passada de uma pessoa para outra e chega ao último completamente diferente da sua origem. Como estamos falando de seres que vivem o faça-se de Deus, a mensagem chega até vocês como deveria chegar. Mesmo que ela tenha sido mudada ao longo das transmissões, pode ter certeza que isso foi ditado pela Onipotência e aconteceu porque tinha que acontecer.

Mas, porque Deus utiliza este sistema para falar com os seres encarnados na Terra. Será que é pelo motivo que você citou antes (Ele está muito longe de nós e somos muito pequenos para estar em contato com Ele)? Não. Este sistema obedece à interdependência das coisas que já falamos.

Deus é universalista, ou seja, vive para todos. Ele não existe apenas para satisfazer um espírito ou um grupo deles. Tudo que o Senhor faz através do faça-se tem repercussão universal.

Existem diversos graus de elevação de espíritos ou como ensina o Espírito da Verdade, diversos grupos de espíritos que se juntam por afinidades. No entanto, seja qual for o grau de elevação de um ser jamais ele será perfeito. A Perfeição é só Deus, pois se algum outro espírito a atingisse, o Ser Deus já não seria Único. Além disso, sendo perfeito, este ser teria uma inteligência suprema e com isso poderia também causar coisa no Universo. Assim, não existiria apenas uma causa primária.

Todos os espíritos estão sempre em trabalho de aprimoramento espiritual. Cada grupo de espíritos afins desenvolve um trabalho de aprimoramento ligado a um determinado gênero de provação. Vocês, por exemplo, estão ligados a um grupo de espírito que tem por afinidade o trabalho para a libertação do egoísmo. Quando conseguirem isso, se desligarão deste grupo e se ligarão a outro, que terá um novo trabalho a ser realizado e o gênero desta provação constituirá a afinidade que os ligará.

Quais são os gêneros do trabalho de espíritos mais elevados, eu não sei lhes dizer. Aliás, mesmo se soubesse, como existem muitas coisas do Universo que a razão humana não consegue conhecer, não haveria palavras que pudesse descrevê-las. Por isso, nesta conversa vamos só ficar com a consciência de que todos os espíritos estão sempre realizando trabalhos de aprimoramento espiritual.

Como eles realizam este trabalho? Participando da cascata de transmissão da Causa Primária. Sempre que é transmitida uma informação que deve ser repassada, cada ser tem a oportunidade de realizar algum trabalho. Eu, por exemplo, quando estou ligado à personalidade Joaquim, realizo um trabalho para vocês, mas ao mesmo tempo estou vivendo uma oportunidade de trabalhar pela minha aproximação de Deus.

Esta é a ação da interdependência que gera os ensinamentos que vocês recebem dos espíritos. A finalidade não é ensinar nada, mas gerar provações para os espíritos. Se o retransmissor acredita no que está dizendo ou não, isso é a ação dele na oportunidade que está tendo para a sua ascensão.