Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

A paga de quem trilha o reto caminho

“11 e 12 - Com este yajña nutrireis aos devas e eles vos nutrirão a vós. Nutrin¬do-vos mutuamente, ambos alcançareis o bem supremo”. (Bhagavad Gita, capítulo 3)

Devas são os seres incorpóreos que vivem junto ao orbe terrestre. Aquele que pratica o yajña alimenta estes seres de amor e são alimentados por eles. Assim, nutrindo-se mutuamente, os dois evoluem. É desta afirmação de Krishna que podemos compreender o que recebe cada um dos tipos de seres humanizados.

Aqueles que vivem exclusivamente com a razão humana recebem apenas o soldo que esta tem para pagar: o prazer e o desprazer. Deixando-se guiar pela razão mal educada, soberba e egoísta na vivência dos acontecimentos, o único fruto que colherá será a satisfação de ver suas propriedades valorizadas pelos outros ou a insatisfação de vê-las atacadas pelos demais.

Aqueles que apenas dominam a razão pelo sattva já recebem pagamentos mais valorizados. Eles são reconhecidos como pessoas que amam o próximo, mas por conta da subordinação deste amor aos seus próprios interesses – querer amar o outro para conquistar a elevação espiritual – o que recebem ainda é uma prata não pura.

Agora, aqueles que controlam o sattva pelo próprio sattva recebem a água que acaba com toda sede: o amor de Deus...