O nobre caminho

A origem do sofrimento

“Em outras palavras, agarrar-se aos Cinco Agregados como se eles constituíssem o “eu” conduz ao sofrimento”. (Samyutta Nikaya V 20).

Segundo Buda todo sofrimento que o ser humanizado vivencia durante a existência carnal se origina do apego aos cinco Agregados. Vamos conversar sobre eles individualmente, mas antes uma pequena observação.

O termo agregado simboliza algo que se junta a outra coisa, ou seja, que não pertence originalmente àquilo ao que se juntou. A partir desta pequena análise podemos entender que os cinco agregados ao qual o Buda se refere são elementos que se juntam ao ser universal em um determinado momento. Eles não pertencem originalmente ao espírito, mas se agregam a ele a partir de um momento.

Que momento é esse? No suta luminosa, Buda diz que os cinco agregados se juntam ao espírito no momento do advento, ou seja, no do nascimento. Sendo assim, podemos entender que os cinco agregados não pertencem ao espírito quando liberto da mente carnal, mas só depois que se une a esta para viver uma encarnação é que eles passam a existir. São, portanto, elementos que não pertencem à existência eterna e por isso o apego a eles não permite que este ser alcance o Nirvana ou a elevação espiritual.

Os cinco elementos que se agregam ao espírito depois do nascimento e dos quais ele precisa se desapegar para alcançar a elevação espiritual, são:

Formas;

Sensações;

Percepções;

Formações mentais;

Consciência.