Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

A cuasa primária e a ciência

“17. É dado ao homem conhecer o princípio das coisas? Não, Deus não permite ao homem tudo seja revelado neste mundo”. (O Livro dos Espíritos)

Segundo o Espírito da Verdade, Deus não permite que tudo seja revelado ao homem neste mundo. Se não sabe tudo, como pode ter certeza de alguma coisa? Será que as conclusões que a ciência chegou não estão falseadas por razões que imaginam conhecer todas as causas para poder ter certeza do efeito?

A ciência, portanto, não é composta por informações absolutas – informações que jamais mudaram e que são consideradas como verdadeiras por todos os seres do Universo. Isso, aliás, é de conhecimento de vocês. Quantas coisas você já não recebeu a informação da ciência que era boa para a sua saúde e depois foi avaliada como danosa? Esta relatividade dos conhecimentos científicos deveria levar vocês a não crerem piamente em tudo o que ela lhe diz agora, mas não é isso que acontece.

Não importa se a verdade de agora destrói outra anterior, o ser humanizado acredita no que a ciência fala. Porque isso? Porque as descobertas científicas são feitas pelo ser humano. Como a razão é má educada, pois premia as verdades humanas, ela aceita tudo o que os cientistas fala e assim leva glória aos seres humanizados.

No entanto, o que pode descobrir um ser humanizado que não lhe seja causado descobrir?

“19. Não pode o homem, pelas investigações científicas, penetrar alguns dos segredos da Natureza? A ciência lhe foi dada para seu adiantamento em todas as coisas; ele, porém não pode ultrapassar os limites que deus estabeleceu”. (O Livro dos Espíritos)

O homem só pode saber o que Deus mostra; isso está claro neste texto. Mas, existe outra informação que é importante para quem conviver com Deus: todo conhecimento científico é dado para o adiantamento em todos os campos. Para que vocês usam os conhecimentos científicos no sentido de avançar na aproximação de Deus?

Através dos conhecimentos que a ciência divulga, avançam no conhecimento do combate à doença, avançam no conhecimento sobre o prolongamento da vida, mas o que fazem com o conhecimento científico para o seu avanço na direção de comungar com Deus? Nada...

Isso porque usam este conhecimento com soberba e egoísmo: apenas para ganhar humanamente. Ao invés de usarem os conhecimentos científicos para aproximarem-se de Deus os usam como instrumento do seu afastamento do Senhor, pois a partir deles negam a existência de uma Causa Primária fundamentada na Justiça Perfeita e no Amor Sublime.