Comunhão com Deus-Textos-2-Convivendo com Deus

A convivência com Deus e a natureza

Se não entender que não existe nada Único, a não ser Deus, mas que tudo é composto por todas as emanações Dele, você não conseguirá santificar o xixi que fez agora pouco e dirá que ele irá poluir os rios. Mas, quem é o rio, quem é a poluição dele? Além de ser uma emanação de Deus, é você mesmo.

A poluição do rio está em você, aliás, saiu de você. Portanto, ela faz parte de você, lhe compõe e você a compõe. Repare: nem a você mesmo está amando quando agride a poluição que está nos rios. Como não vê as coisas da forma que estamos falando, agride apenas os que a sua razão dizem que poluem o rio e não a você.

Alguém aqui já viu a imagem de um rio poluído por uma espuma densa? Aquilo é o resultado da ação dos elementos químicos que são lançados no esgoto. Sejam os detritos ou os produtos de limpeza, os elementos corriqueiros da vida humana causam a poluição dos rios e não apenas aqueles despejados pelas indústrias.

Quem jogou aqueles elementos no rio? Foi só o seu vizinho? Claro que não; você também contribuiu, pois lança detritos no vaso sanitário e usa produtos para limpar sua casa, não é mesmo? Contribuindo para isso, posso dizer que você também é um poluidor da natureza. Porque, então criticar apenas os outros por poluírem o rio?

Este é um aspecto da chamada ecologia que os seres humanizados fazem questão de esquecer. Se todos convivem no mesmo planeta, se todos transformam oxigênio em gás carbônico, se todos possuem elementos feitos de ferro, de manganês e tem casas de cimento para morar, todos são poluidores da natureza. No entanto, os ecologistas afirmam que apenas os outros poluem com seus carros, mas ele não faz isso com o dele; que todos destroem a natureza para retirar minerais para poder possuir coisas, mas as coisas dele que são feitas do mesmo mineral não contribuem para isso.

Vocês estão todos no mesmo barco. O que um faz, todos fazem e o planeta de vocês é o resultado da ação de todos e não apenas daqueles que você critica. Isso porque tudo se interdepende, porque tudo é consequência da ação de todos.

O que estou dizendo com isso? Que vocês devem parar de urinar e defecar? Claro que não... Que vocês abandonem toda a sua existência moderna e voltem a viver em cavernas? Também não... Que vocês parem de respirar? É óbvio que não... O que estou dizendo é que precisam compreender a interdependência que causa todas as coisas que existem e com isso poder parar de julgar e criticar os outros. Aceitando que todos são iguais e que todos estão em tudo, você pode amar a Deus acima de todas as coisas em seu íntimo. Neste momento estará comungando com Ele.