As reformas da reforma

Você

Quem é você?

Participante: um espírito que habita um corpo.

Sim, você é um espírito que habita um corpo. Não importa que nome dê a si mesmo, você é alguma coisa além da carne. Se chama a si mesmo de espírito, alma, ser ou mente, não importa. O importante é saber que você é alguma coisa mais do que essa carne. Alguma coisa que existia antes do nascimento e que continuará existindo depois deste momento.

Mesmo que ache que você é o corpo, sabe que não é ele, pois este corpo, quando existe o que vocês chamam de morte, vai para debaixo da terra e lá apodrece. Apesar de isso ser uma realidade para todos os corpos, você sabe que continua vivo depois da morte. Por isso digo que apesar de se imaginar o corpo, sabe que não é.

Também não importa como você encare o que vai acontecer depois da morte. Os espíritas acreditam num mundo onde há atividades e os não espíritas acreditam que dormirão até o dia da ressurreição com Cristo. Não importa o que você imagina que vai fazer. O importante é saber que há alguma coisa depois da vida e que se isso é real, você não pode ser o corpo, pois ele acaba com a morte.

Diante de tudo isso, posso, então, afirmar com segurança que você é algo além deste corpo. A partir deste conhecimento, temos que no fazer uma segunda pergunta: porque estamos no corpo? Se você não é o corpo, porque hoje está preso nele?

Participante: porque temos uma missão?

Sim, vocês têm missão, mas mais importante do que isso, o que vieram fazer na carne?

Participante: procurar a elevação espiritual.

Promover a sua pureza, se limpar... Seja qual for o nome que der ao objetivo de estar ligado a esta carne, saiba que veio aqui para conquistar coisas que não tem.

Alguns chamam isso de reforma íntima, mas como disse o nome não importa. O importante é saber que você veio à carne para se mudar internamente. Esta mudança se consiste em alterar o que se é para alguma coisa que ainda não se é.

É a promoção desta mudança que marca a elevação espiritual, que em última análise é o objetivo de você estar ligado a uma massa carnal hoje.

Isso ficou claro? Você é alguma coisa além deste corpo e veio a ele para, através de um processo chamado reforma íntima, mudar alguma coisa em si e com isso alcançar a elevação espiritual.