As reformas da reforma

A vida material e a reforma íntima

Participante: tudo o que o senhor falou parece estranho. Na verdade, fica me parecendo que Deus brinca conosco nos jogando de um lado para o outro.

Sim, a vida de vocês é uma brincadeira. Deus brinca com vocês, mas faz isso de forma séria, como os jogos lúdicos com o qual se divertem as crianças humanas e que têm a finalidade de ensinar a viver. Deus não brinca com vocês no sentido de gozação, mas no de estar ajudando a cada um a fazer a sua elevação espiritual.

Sabe o que esta forma de ser representa? Amor... Deus lhe ama. A cada segundo Ele faz alguma coisa lhe amando.

A partir desta afirmação a minha pergunta para vocês é a seguinte: vocês se sentem amados por Deus a cada segundo? Acho que não, não é mesmo? Afirmo isso porque Ele lhe ama, mas você diz que não gostou do amor dele. Ele lhe ama, mas você diz que o fruto do amor Dele por você não está bom, é errado.

Não existe reforma íntima sem sentir cada minuto da vida como fruto do amor de Deus por você. Não importa o que aconteça, Deus lhe amou, porque Ele é o amor.

Deus é incapaz de fazer outra coisa senão amar. Ele é incapaz sequer de imaginar outra coisa que não seja amor por você. É por isso que você precisa se sentir amado a cada segundo para ser feliz.

A cada segundo de sua existência você deve viver com estas consciências: ‘graças a deus, eu fui amado neste momento. O meu Pai, que é o Senhor do universo me amou. Amou-me fazendo o ladrão entrar na minha casa e roubar tudo o que é meu. Amou-me fazendo-me estar onde não gostaria de estar. Amou-me fazendo acontecer o que eu não gostaria que acontecesse. Se eu não gosto, do que está acontecendo, isso não quer dizer que Ele se esqueceu de mim, mas que eu quero dizer a ele como deve me amar’.

Sem vivenciar o amor de deus a cada segundo, você nunca será feliz, não conseguirá a elevação espiritual. Qualquer trabalho referente à elevação espiritual que não seja se sentir amado é capenga. Qualquer trabalho de elevação espiritual que não mexa com seus sentimentos não existe.

Não há como alcançar a Deus através da ciência, mesmo a espiritual. Não se chega ao Pai pela lógica humana ou pela sabedoria dos homens. Não se entra em comunhão com o Senhor através de atividades mediúnicas. Você só alcança Deus pelo coração, pelo amor.

Da mesma forma, ninguém consegue comungar com o Pai apenas amando-O ou amando a todos. É preciso sentir-se amado por Ele. Enquanto você não se sentir amado por Deus, sentirá alguém lhe fazendo alguma coisa e terá que julgar o que outro está fazendo. Transformando a sua vida num tribunal onde todos devem ser julgados por você, o juiz, não há como ser feliz.

Sentir-se amado pelo Pai muda a vida de qualquer um. Leva-nos à submissão total a Deus, que é o que todos os mestres ensinaram como caminho para a elevação espiritual.

De nada adianta acender incensos a Deus, como Cristo ensinou, ou somente dar graças a Ele sem sentir-se amado pelo Pai. Deus não quer culto a Ele, mas sim que você seja bondoso. Esta bondade jamais poderá ser representada por um simples ato. Ela precisa de amor, mas este amor ao outro não pode existir enquanto você não sentir-se amado por Deus através do próximo.

Respondendo-lhe, portanto, afirmo que sim, Deus joga vocês para lá e para cá, mas não para se divertir e sim por amá-los. Ele lhes ama, mas não no sentido de lhes conceder o prazer material e sim gerando condições para que vocês aproveitem ao máximo a vida material para promover a reforma íntima e aí gozarem os bens do céu, a felicidade eterna.

Saiba de uma coisa: Deus não está preocupado com a vida material de vocês. Oitenta ou noventa anos de vida para o espírito é um piscar de olho. Você é eterno, tem a eternidade para existir no universo e, por isso, é com ela que Deus está preocupado.

É voltado para esta vida eterna que Deus cria a sua vida material. Ele dispõe os acontecimentos desta vida de tal forma que você, se realizar o seu trabalho, possa sair desta carne e entrar direto no reino do céu. É isso que Deus quer quando organiza a sua existência empurrando-lhe para lá e para cá, como você falou.

Portanto, mais uma vez digo que sim: Deus brinca com vocês fazendo a vida alternar-se constantemente. Durante a vida vocês são jogados para lá, puxados para cá, são colocados acolá e vocês, achando que estão fazendo tudo por moto próprio, estão sendo levados de tal forma que aproveitem melhor a vida para aproximar-se do Pai.

Com relação ao aproveitamento do que o amor de Deus promove por você, Jesus nos uma coisa muito importante: faça a sua parte para que Deus possa fazer a Dele. Disse ainda: Deus dá a cada um segundo as suas obras. Juntando as duas coisas, eu lhe digo: faça a sua parte, faça a sua obra durante esta vida e deixe Deus lhe dá o resto.

Este ensinamento, no entanto, leva o ser humanizado a um questionamento: qual a obra que precisa ser executada por ele nesta vida? Por viverem apenas como seres humanos e não espirituais, os espíritos encarnados acabam imaginando que devem executar ações em benefício do próximo, mas isso não é real. A obra que o ser humanizado precisa realizar nesta vida é a reforma íntima.

O que é a reforma íntima? O que acabamos de conversar. É ver-se como um ser espiritual e não um humano; é vivenciar os momentos da vida que se apresentam a cada instante; é viver sem valores, é amar incondicionalmente; e estar sempre numa relação amorosa com Deus. São estas as obras que você deve concentrar-se em realizar.

Promover as reformas que caracterizam a reforma íntima é o seu trabalho nesta vida. Não há mais nada para ser feito.

Seu trabalho profissional frente à existência eterna não tem importância alguma. Trata-se apenas de uma representação material de suas provas.

O que são as coisas materiais frente à vida eterna do espírito? Vocês acham que não conseguiriam viver sem a luz, o telefone ou o carro, mas em tempos não muito remotos a humanidade já viveu sem isso e muitos ainda hoje vivem. Por isso afirmo que podem voltar a viver sem estas coisas sem que haja sofrimento algum. Por isso, o seu trabalho durante a vida não deve concentrar-se em proporcionar estas coisas aos outros.

O que você precisa para aproveitar esta vida é ganhar a felicidade interna. Isso não se consegue mantendo as coisas materiais, mas com amor, com felicidade.

Portanto, não se preocupe com o que você faz ou com que Deus lhe dá, mas sim em estar feliz quando está fazendo vivendo alguma coisa. Felicidade real e não a condicionada. Para vivê-la é preciso que você promova as reformas que marcam a reforma íntima.