As reformas da reforma

Conhecimento do desencarne

Participante: Eu perguntei sobre meu pai porque queria saber se ele aceitou a morte dele.

Ele não sabe que está morto.

Participante: ele se manifesta neste mundo?

Do jeito que você imagina que é manifestar-se não, mas manifesta-se sempre, o que, aliás, é o mesmo jeito seu de manifestar-se: achando que o outro está convivendo com você.

Ninguém vê você. Você conversa com seu marido? Na verdade, não. Ele não está lhe ouvindo, pois ninguém ouve ninguém. Da mesma forma, ninguém vê ninguém.

Tudo que você fala para o seu marido, ele irá raciocinar. O que entrará pelo ouvido será uma onda eletromagnética que seguirá para o cérebro. Quando esta onda chegar à mente, o raciocínio interpretará o som que penetrou de acordo com as verdades que aquele ser humanizado possui.

Desta forma, ele não estará ouvindo o que você disse, que é fundamentado no que você acredita, mas criará verdades dele sobre o que você está dizendo, ou seja, ouvirá o que ele quiser. Da mesma forma ele é incapaz de ver você, pois quando a sua forma penetra pelos olhos dele, há toda uma história, todos os conceitos envolvidos na relação entre você e ele, que transformará o que é percebido de acordo com uma avaliação individual. Se ele acha que você é alguma coisa, sempre verá aquilo que acha e não o que você acha de si mesmo.

Isto também é o que acontece com quem está desencarnado. Ele também ouve e vê aquilo que quer e não aquilo que você acredita que exista.

Aliás, pergunto: qual a diferença entre estar encarnado ou desencarnado? Qual a diferença visível entre estar encarnado ou não?

Participante: a matéria do corpo.

Não. Segundo Kardec existe o perispírito que é cópia idêntica do corpo. Por isso, se você tem uma unha encravada na carne, também a possui no perispírito. Se fizer uma tatuagem no corpo, ela existe no perispírito.

Sendo assim se você sair da carne e olhar para seu corpo dirá que está na carne. Por isso, volto a perguntar: qual a diferença visível entre estar na carne ou fora dela?

Respirar. O espírito fora da carne não precisa respirar. Este corpo precisa do oxigênio, mas o outro não. Como vocês nem notam que estão respirando, depois que saírem da carne, não notarão a única diferença que os separa entre estar encarnado ou não.

Será que vocês sabem que estão respirando? Ou respiram automaticamente e nem prestam atenção?

Participante: automaticamente

Então, vai morrer e nem vai saber que morreu.