Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Viver obedecendo a Deus

Cada um deve continuar vivendo de acordo com o dom que o Senhor lhe deu e como era quando Deus o chamou. (Capítulo 07 – versículo 17)

Vamos compreender o que Paulo fala neste trecho: 'cada um deve continuar vivendo com o dom que Deus lhe deu e que era quando Deus lhe chamou'.

No Bhagavad Gita Krishna está escrito assim: cada um age de acordo com a sua natureza. A mesma coisa está sendo falada aqui: cada ser age de acordo com a sua natureza, ou seja, com a sua personalidade. Quando o espírito vem à carne adquire uma personalidade e vai agir de acordo com ela.

Este recado serve para que as pessoas não queiram se mudar, pois a mudança que estamos ensinando não é o mudar-se, mas sim aprender a vivenciar a sua vida agindo de acordo com a sua natureza, sem sofrimento. Por exemplo, se você tem a natureza de gostar de fazer fofoca, você vai ser usada por Deus para fazer fofoca e isso não pode mudar. O que você pode fazer é não sofrer por causa das fofocas que fazem de você e nem se acusar achando que o que fez está errado.

Cada um precisa agir dentro do dom que Deus lhe deu.

É isso que ensino em todas as igrejas. Se um homem que foi circuncidado aceita o chamado de Deus, ele não deve tirar as marcas da circuncisão. E se um homem que não foi circuncidado aceita ao chamado de Deus, então não deve se circuncidar. (Capítulo 07 – versículo 17 e 18)

Paulo volta a se referir a questão da fé. A fé não pode existir dependente de regras e conceitos.

 Você não precisa fazer o sinal da cruz do jeito que os católicos fazem para ser cristão; você não precisa fazer o jejum para ser cristão... Na verdade para ser cristão, você precisa viver com os dons que Deus lhe deu sem sofrer.

Não importa estar circuncidado ou não; o que importa é obedecer os mandamentos de Deus. Cada um deve continuar como era quando aceitou o chamado de Deus. Você era escravo quando Deus o chamou? Não se preocupe com isso. Mas, se você pode se tornar livre, então aproveite a oportunidade. (Capítulo 07 – versículo 19 a 21)

Vamos falar disso... Não espere mudança na sua vida porque você vai alcançar evolução espiritual. Isso não existe...

Na verdade a sua vida continuará do mesmo jeito que ela está agora. Se você, ao se libertar dos desejos, conseguir o que queria antes, ótimo; se não conseguir, ótimo do mesmo jeito. O problema é que vocês acham que porque estão buscando a Deus o mundo vai mudar e você vai conseguir fazer as coisas ficarem do jeito que quer.

Porque o escravo que foi chamado pelo Senhor é agora homem livre que pertence ao Senhor. Assim também o homem livre que foi chamado por Cristo é escravo de Cristo. Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravo de criaturas humanas. Irmãos, cada um deve continuar diante de Deus assim como era quando Deus o chamou. (Capítulo 07 – versículo 22 e 24)

Deixe-me falar algo sobre a expressão 'Deus comprou'. Na última vez que ela apareceu neste estudo alguém disse a palavra 'comprar' é muito forte. Como disse, os judeus gostavam de dinheiro; por isso Paulo a usa. Falar na própria língua de quem ouvia tornava o ensinamento mais fácil.

Deus comprou cada um por um preço, mas qual o valor que Deus pagou pela sua elevação espiritual?

Pagar é tirar alguma coisa de si e dar para o outro... O que Deus deu para alguém em troca de você?

Participante: nada... Deus não deu nada para ninguém.

Deu: Ele criou o planeta Terra, criou os acontecimentos da vida, criou o Universo. Tudo isso Ele está usando para pagar pela sua elevação espiritual...

Ele não precisava de tudo isso. Todas estas coisas precisam existir por causa de vocês, pois os seres universais precisam desse campo de trabalho para poderem alcançar a elevação.