Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

A ressurreição de Cristo

Esse capítulo vai ser muito importante. Prestem atenção porque esse capitulo é importantíssimo.

Agora irmãos, quero que se lembrem da boa noticia que anunciei a vocês. Essa é a mensagem que vocês aceitaram e na qual continuam firmes. (Capítulo 15 – versículo 01)

Qual a boa mensagem que Paulo passou aos cristãos de então? Essa é uma boa pergunta... Qual foi a mensagem que Paulo passou, a boa nova que ele trouxe? A principal mensagem de Paulo é a seguinte: Cristo está vivo; eu o vi depois da crucificação.

Ampliando a mensagem de Paulo, posso dizer que o apóstolo ensinou que existe vida depois da morte, existe a ressurreição. Essa é a grande mensagem de Paulo, a grande boa nova que ele trouxe...

Paulo não viu Jesus Cristo enquanto este estava na carne. Ele só falou com ele depois da crucificação.

Então o primeiro espírita foi Paulo...

Foi isso que Paulo foi anunciar: 'olha, meu filho, existe a ressurreição ou seja, existe vida depois da morte, existe uma consciência espiritual...

Essa é a mensagem que vocês aceitaram e na qual continuam firmes. A mensagem que anunciei a vocês é o Evangelho. (Capítulo 15 – versículo 01 a 02)

O acordo que Cristo propôs a humanidade... Evangelho quer dizer acordo. O acordo de Jesus Cristo, ou seja, o seu evangelho diz: viva como eu vivi e você ganhará quando sair da carne a consciência espiritual.

Esse é o Evangelho de Jesus Cristo, a boa nova de Cristo: se você viver a vida que eu vivi, vai alcançar a ressurreição, ou seja, quando sair da carne vai ganhar a consciência espiritual de volta.

E é por meio do Evangelho que vocês estão salvos, se continuarem firmes nele. (Capítulo 15 – versículo 02)

Qual o conteúdo do acordo? Em que se baseia a vida que Jesus Cristo viveu? Os ensinamentos de Cristo...

Então veja... No Evangelho é dito assim: minha mãe e meus irmãos são todos aqueles que fazem a vontade de Deus. Isso faz parte do acordo entre você e Cristo para chegar à ressurreição. Se você vive essa vida tendo um pai, uma mãe ou um irmão que não são todos, descumpriu o acordo e por isso você não chega onde ele chegou.

É preciso compreender que o Evangelho do Novo Testamento é o acordo firmado por Cristo com todos os seres humanos. Ele diz: se você fizer isso, se viver assim, se agir desta forma, ganhará a ressurreição.

Isso é o Evangelho do Novo Testamento; mais nada que isso: um acordo entre Cristo e a humanidade.

A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele. (Capítulo 15 – versículo 02)

Participante: no Evangelho ou em Cristo?

No Cristo.

Eu entreguei a vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas. (Capítulo 15 – versículo 03)

Cristo não lhe deixou uma folha assinada em branco, ou seja, ele não pagou pelo seu pecado e agora você pode fazer o que quiser porque está livre dele. 'Cristo morreu pelo seu pecado' quer dizer o seguinte: Cristo ao morrer lhe ensinou qual é o seu pecado.

Cristo foi crucificado por quê? Porque os professores da Lei eram intransigentes, porque o povo era descrente e porque todos amavam mais a si do que a Deus. Isso quer dizer 'Cristo morreu pelos seus pecados': morreu porque você é um ser humano, pois se no momento do seu julgamento só estivessem presentes espíritos com a consciência espiritual, ou seja, amando a Deus, não haveria crucificação.

Claro, tudo faz parte da historia, já estava tudo programado. Ao falar desse jeito não estou pensando em 'se', pois o 'se' não existe.

Ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, como está escrito nas escrituras; e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos. (Capítulo 15 – versículo 04 a 05)

Essa é a boa noticia de Paul: Jesus Cristo morreu e ressuscitou...

A sua ressurreição, ou seja, a continuação de uma vida ativa depois da morte é comprovada porque a um e depois a todos. Ou seja, a consciência de que existe vida ativa depois da vida, é a boa noticia de Paulo.

Portanto, Paulo foi o primeiro espírita, pois foi o primeiro a dizer que existe vida ativa depois da vida.

Depois apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos seguidores. Muitos deles ainda estão vivos embora alguns já tenham morrido. Em seguida apareceu a Tiago. E, mais tarde, a todos os apóstolos.

Por ultimo, depois de todos, apareceu também a mim, como alguém que nasceu espiritualmente de um modo que não é comum. Pois eu sou o menos importante dos apóstolos e até nem mereço ser chamado apostolo porque persegui a igreja de Deus. Mas pela graça de Deus sou o que sou, e a graça que Ele me deu não ficou sem resultado. Ao contrario, tenho trabalhado muito mais do que todos os outros apóstolos. No entanto não sou eu que tem feito isso, e sim a graça de Deus que tem trabalhado comigo. Portanto, se fui eu ou foram eles, não importa; o fato é que foi isso que todos nós anunciamos, e foi nisso que vocês creram. (Capítulo 15 – versículo 06 a 11)

A graça de Deus aqui é emanação de Dele. Tudo que qualquer um faz é emanação de Deus, é a graça de Deus em ação...

É isso que Paulo está levando à consciência daqueles que querem ser apóstolos, ou seja, que querem se dizer portadores da noticia de Deus. É preciso que estes compreendam que não são eles que fazem, mas sim a graça de Deus através dele, a emanação de Deus.

Na hora que um médium compreender isso, vai parar de dizer que ele é médium de cura. Dirá que Deus é o curador e que ele é um instrumento de Deus... Saberá que é a graça de Deus que cura e não a sua mão, a sua energia, a sua reza...

É Deus que cura e não o remédio. O remédio é apenas o instrumento da graça de Deus.