Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

A ressurreição do corpo

Mas alguém perguntará: de que maneira os mortos ressuscitam? Que tipo de corpo terão? Seu tolo! Quando você semeia uma semente na terra, ela só brota se morrer. E o que está semeado é apenas uma semente, talvez um grão de trigo ou uma outra semente qualquer e não o corpo já formado da planta que vai crescer. Deus dá a essa semente o corpo que Ele quer e dá a cada semente um corpo próprio.

E a carne dos seres vivos não é toda do mesmo tipo: os seres humanos tem um tipo de carne; os animais, outro: os pássaros, outro; e os peixes, ainda outro.

Há também corpos do céu e corpos da terra. Existe um tipo de beleza que pertence aos corpos celestes, e há outro que pertence aos terrestres. O sol tem o seu próprio brilho; a lua outro brilho; e as estrelas têm um brilho diferente. E mesmo as estrelas têm diferentes tipos de brilho.

Pois será assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo é enterrado, é um corpo mortal; mas, quando ressuscitar, será imortal. Quando ele é enterrado, é feio e fraco; mas, quando ressuscitar, será bonito e forte. Quando é enterrado, é corpo material; mas quando ressuscitar, será corpo espiritual. (Capítulo 15 – versículo 35 a 44)

É preciso entendermos – e isso está em O Livro dos Espíritos – que existem dois corpos: o material, que é essa carne que vocês vêem e o outro, que se chama perispírito. Eu diria até que esse corpo que você vê, o corpo carnal, não é um corpo, mas sim uma roupa que você veste em cima do seu corpo espiritual.

Quando houver a ressurreição, ou seja, a vida depois da vida, você viverá no seu corpo espiritual, no perispírito. O corpo humano morre e o corpo espiritual 'nasce' do morrer do corpo físico. Ressurge, sai de dentro desse corpo.´

Paulo, eu disse ontem, foi o primeiro espírita. Ele fala até na existência do perispírito... Ele fala da vida espiritual depois da morte como uma vida existencial, combate a ideia de você ficar dormindo e já fala que nessa outra vida o espírito tem um corpo próprio que surge quando o humano morre. Esse é todo o processo de morte narrada pelo Espírito da Verdade a Kardec. Hoje não é novidade alguma, mas Paulo falou há dois mil anos atrás...

Os espíritas dizem que não há ressurreição, mas Paulo explica a ressurreição exatamente como Kardec: fala da volta do espírito ao mundo espiritual.

O problema não é o que os mestres disseram... O que separa as religiões não é o que os mestres disseram, mas cada um seguir uma religião e dizer que a sua é dona da verdade. É isso que separa as religiões.

É querer servir à religião e não servir a Deus. Na hora que você entender que existe um só Deus e que tudo é emanação Dele, o espírita vai ler as cartas de Paulo, mesmo que não esteja transcrita no Evangelho Segundo o Espiritismo. O católico vai ler O Livro dos Espíritos, mesmo que o que lá está escrito não esteja na Bíblia. Tudo é uma coisa só, porque tudo é emanação de Deus...

O problema não é você dizer que essa religião está certa e a outra errada: o problema é você querer servir a sua religião, que ela é a boa e que o que está aprendendo lá é que é o certo. Esse é o problema porque vivendo assim, você serve à sua religião, serve aos homens da sua religião (padre, bispo, pastor, médium, seja o que for), mas não serve a Deus.

Quem separa a re-ligação com Deus em religiões não serve a Ele...

É claro que, se há corpo material, então tem de haver também corpo espiritual. (Capítulo 15 – versículo 44)

Ao dizer que se existe um corpo material tem que haver um corpo espiritual, Paulo está dizendo que o espírito não é o ser humano. Sim, porque se existe um ser humano, tem que ter um ser espiritual. Portanto, Paulo está afirmando que existe o espírito... Será que a igreja católica, que é apostólica, não estuda o apostolo?

Deixe-me dizer uma coisa: não estou criticando a religião; estou criticando a religião como hoje ela é passada. Isso é diferente.

Participante: o catolicismo fala que existem almas...

Mas, esta alma para eles, não está dentro desse corpo. Está em algum lugar e só aparece depois que o ser humano morrer.

O que Paulo está dizendo é diferente. Ele diz que hoje já existe um corpo espiritual e um corpo material ou seja, existe um espírito e uma matéria. Ele fala em duas coisas distintas convivendo juntas...

O catolicismo até admite a existência do espírito, com nome de alma, mas apenas para depois da vida carnal e não agora. Não junto, não as duas coisas coexistindo neste momento. Eles dizem que você vai virar alma depois que morrer. Já Paulo fala que as duas coisas coexistem agora...

Porque as Escrituras Sagradas dizem: o primeiro homem, Adão, foi criado como ser que tem vida. Mas o ultimo Adão é o espírito que dá vida. Não é o espiritual que vem primeiro, mas sim o material; depois é que vem o espiritual. (Capítulo 15 – versículo 45 a 46)

Até sobre a posição dos corpo Paulo fala: o espiritual dentro do material. Fala mais: que não é o corpo que dá vida, mas sim o espírito.

Todo ensinamento de O Livro dos Espíritos está aqui.

O primeiro Adão foi feito do pó da terra; o segundo veio do céu. Os que pertencem à terra são como aquele que foi feito da terra; os que pertencem aos céus são como aquele que veio do céu. (Capítulo 15 – versículo 47 a 48)

Quem é o Adão? Como estudamos é o ser humanizado.

O primeiro Adão veio da terra: o seu corpo de ser humano. O segundo Adão vem do céu: o espírito. Paulo há dois mil anos atrás, falava da junção espírito com corpo para poder haver vida carnal...

Mas, diz mais: quem vive nessa carne pelo Adão carnal ou seja, o ser humano, é da terra, mas quem vive essa vida pelo Adão espiritual, o espírito fora da carne, é do céu. É exatamente o que estávamos falando há cinco anos e que O Livro dos Espíritos fala: existe o espírito e o ser humano que é a junção do espírito com uma carne.

Se você vive para a carne, se transforma em ser humano; se você vive para o espírito e para a vida espiritual, se transforma em ser espiritual na carne. Sendo assim, para se alcançar a ressurreição não é preciso sair da carne (morrer). Ela pode ser alcançada quando se vive com a convicção de que você é um espírito e se vive para o mundo espiritual.

Se você vive essa vida para a vida carnal, não conseguirá ser espírito nunca, nem depois da morte. Isso porque ao sair desta vida, o ser leva a mesma consciência com que estava vivendo.

Tudo que nós já ensinamos está aí nesse pedacinho, ou seja, já estava escrito há dois mil anos. O problema não é viver na carne ou fora dela, mas para que se vive...

 Existe uma pergunta que estou fazendo há cinco anos e até hoje ninguém a assimilou. Você vive para a matéria? Você vive para contentar o mundo material? Você vive para alcançar o prazer agora, já, hoje? Se vive, saiba que essa vida não é a de um espírito...

O espírito vive para a glória eterna. Ele não se preocupa se está na carne ou fora dela. Ele não se preocupa se tem olhos para ver ou se não tem, pois não se liga às coisas do planeta. Ele não se prende às coisas do planeta: vive com a cabeça no mundo da lua, pois está sempre preocupado em saber se o que está vivenciando naquele momento será útil para a sua existência eterna fora da carne.

Essa é a diferença... Você precisam começar a pensar sobre isso...

Será que ter um carro é útil para a existência espiritual? Será que comprar uma casa é útil para a existência espiritual? Será que viver para eu corrigir os outros é útil para a existência espiritual? Será que tudo o que eu faço tem alguma valia para o mundo espiritual?

Eu não estou dizendo que você não possa ter um carro. Estou dizendo que se você tem um carro, aprenda a lidar com ele sem depender dele; se não tem, não espere ter um carro para ser feliz, seja feliz sem ele.

Na verdade, viver para o mundo espiritual é se desligar das coisas da matéria, ou seja, é não depender das coisas da matéria para ser feliz. Não depender de ter uma casa: se tenho, ótimo; senão tenho, ótimo também. É se libertar da prisão dos desejos, das paixões e das intenções individuais.

Quando se fala em alcançar o céu, em alcançar a reforma intima, ninguém está falando aqui em ficar igual a santo, em ficar parado igual hindu ou igual aos católicos padres e freiras que fogem do mundo e vão se trancar dentro dos conventos. Não é isso que estou dizendo...

O que estou falando é que você deve começar a entender que está aprisionado às coisas da matéria, está dependente das coisas da matéria, que vive para as coisas materiais. Você vive para comprar carro se não tiver ou vive para mantê-lo se tiver... Para que isso? O carro vai se acabar na esquina! Daqui a pouco você morre e onde vai ficar o carro? E o que você deixou de fazer enquanto estava cuidando ou desejando o carro? Que valia teve isso para a sua existência eterna? É isso que precisamos entender.

Temos que nos voltar para o espiritual. Voltar-se para o espiritual não é simplesmente dar as costas às coisas materiais, mas é, de frente para a coisa material, não se aprisionar a ela. Essa é a diferença...

Muitos falam que para alcançar o reino do céu é preciso que você doe todas as suas coisas materiais. Não é isso. Você tem direito de ter casa, de ter família, mas o que não pode é se escravizar a essas coisas. O que não pode é colocar essas coisas como o fiel da balança da sua felicidade, depender dessas coisas para ser feliz, pois desse jeito você não vive uma felicidade em glória.

O que adianta você depender de um carro para ser feliz se você morre no dia seguinte que compra o carro ele fica? O que você fez durante dez, vinte anos, esperando para comprar aquele carro? Parou no tempo... Não fez nada deixando aquele tempo se escoar pelos dedos achando que só seria feliz quando tivesse o carro... Claro, carro é só exemplo: isso serve para qualquer objetivo material.

É isso que Paulo está nos ensinando: é preciso descobrir onde você se aprisiona, para que lado está virado, o que quer dessa vida...

Eu já disse: vocês estão no piloto automático e deixaram de viver. Estão simplesmente passando o tempo. Digo isso porque se perguntar aqui, ninguém sabe para que vive, porque está vivo e para que quer viver e nem o que espera dessa vida...

Ninguém pensa mais na vida. As pessoas hoje simplesmente vivenciam o dia que vai acontecendo, ao invés de compreenderem que estão tendo uma oportunidade de conseguir alcançar elevação espiritual. Só quando entenderem isso poderão começar a viver, ou seja, a transformar sua busca espiritual em seu objetivo de vida.

Como eu disse, buscar a elevação espiritual não é deixar de trabalhar nem de ter família. Não é preciso ser mendigo no meio da rua. Buscar a elevação espiritual é aprender a viver com o mundo sem depender dele...

É por isso que Cristo fala assim: eu venci o mundo... E vocês, venceram o mundo ou estão sendo derrotados por ele? Na verdade estão sendo derrotados, pois estão perdendo a vida desejando e desejando e desejando e nunca se contentando.

Participante: acho que o senhor exagera quando fala para que cuidar do carro? O carro foi Deus quem me deu; eu não posso me escravizar aos cuidados do carro, o que é diferente.

Você não pode se escravizar ao cuidado do carro. Então não tem obrigação de cuidá-lo: se cuidou, cuidou; se não cuidou, não cuidou.

Quando você fica preocupado que não teve tempo para cuidar do carro e se angustia com isso, se torna escravo dele. É a mesma coisa que disse quando falei em ter ou não um carro. Você pode cuidar do seu carro, só não pode transformar isso no seu objetivo de vida, em obrigação...

'Eu tenho que fazer isso', 'eu tenho que fazer aquilo'... Isso não é vida: é morte... Você não tem que fazer nada: precisa apenas ser feliz e viver a vida que Deus lhe dá.

Então, não estou dizendo para você não cuidar do carro: estou falando para não depender do cuidado do carro para ser feliz. Estou falando para viver a sua vida do jeito que ela está e não deixar que nada atrapalhe a sua felicidade.

Assim como somos semelhantes ao homem feito da terra, assim também seremos semelhantes ao homem do céu.

Meus irmãos, é isso mesmo o que eu quero dizer: o que é feito de carne e sangue não pode herdar o Reino de Deus, e o que é mortal não pode ter a imortalidade. (Capítulo 15 – versículo 49 a 50)

O que é feito de carne e sangue, ou seja, o que é feito de coisas materiais, não pode pertencer ao Reino do céu. O que é humano jamais será celeste. Então, se buscamos Deus, temos de parar com todos os conceitos humanos, com o que vocês chamam de humanidade.

Quer ver uma coisa que é humana? Ter pena, dó dos outros... Isso é coisa humana. E, se o que é humano não é celeste; no céu não existe piedade, dó ou pena. Isso é assim porque todos que habitam o céu sabem que os seres estão vivenciando o seu carma.

Participante: eu entendo isso no sentido de que não se deve se prender às coisas materiais. Não dá para levarmos ao pé da letra, senão vamos desprezar tudo, mas Deus está em tudo.

Na hora em que você disser que Deus é a cadeira, mas ver uma cadeira e não Deus, ela não pertence ao Reino de Deus. Ela pertence à terra. Se você não vê Deus, mas cadeira. ela pertence à terra e tudo que pertence à terra não pode pertencer ao Reino do céu.

Participante: eu entendo que o Reino do céu é o Universo; Então tudo é o Reino de Deus!

O mundo é o que você vive. Se diz que aquele objeto é uma cadeira, não vive com a realidade que ela é Deus.

Participante: se é Deus e eu não consigo viver com essa realidade, pelo menos consigo dizer que ela está no mundo de Deus. Sendo assim, a cadeira é boa. Não tem o porque eu desprezar coisas materiais para poder entrar no Reino do céu...

Você não fica triste quando morre um bichinho? Ele está morto no mundo terrestre, mas vivo no mundo de Deus. Porque você fica triste?

Participante: estou querendo dizer que não gosto quando você generaliza assim: o que é material não é de Deus. Isso porque tudo é de Deus.

Tudo é de Deus, desde que você coloque Deus nas coisas.

Participante: mas Deus que fez tudo e tudo é Dele!

Sim, tudo é de Deus mas se você não vê Deus nas coisas, verá matéria. É por isso que você ainda diz que a cadeira está suja... Ou ao falar assim você diz que Deus está sujo?

Se consegue encontrar sujeira numa cadeira é porque não colocou Deus nela. Você diz que a cadeira é do mundo de Deus, mas você não vê Deus na cadeira porque você acha que genericamente O colocou lá.

Participante: estou querendo dizer que não concordo com essa separação do mundo material com o mundo espiritual. No mundo existe uma matéria mais densa e uma matéria menos densa.

Sim, mas precisamos colocar Deus em todas as coisas. Se Ele não for colocado, não conseguiremos vê-Lo nas coisas.

Escutem bem esse segredo: nem todos vamos morrer, mas num instante todos nós vamos ser transformados, num abrir e fechar de olhos quando tocar a ultima trombeta. (Capítulo 15 – versículo 51 a 52)

Nós nos transformaremos... Sairemos dessa carne e iremos para outra vida com a mente transformada, ou seja, vendo as coisas espiritualmente.

Ela vai tocar, os mortos ressuscitarão como seres imortais, e todos seremos transformados. (Capítulo 15 – versículo 52)

A ultima trombeta é a ultima encarnação. Quando você conseguir a transformação vai ressuscitar. Não vai haver uma ressurreição geral. Cada um atinge a ressurreição do seu momento.

Participante: essa não é a mesma trombeta do apocalipse

Não. Até porque o apocalipse não estava escrito nessa época. Quem escreveu foi João e foi muito depois disso.

Porque o corpo mortal precisa se vestir com que é imortal, e o que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer. (Capítulo 15 – versículo 53)

O corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal e o que vai morrer precisa se vestir com o que não vai morrer.

Se você viver essa vida pela materialidade, não alcançou nada. É preciso para vencer a morte vestir o que é imortal.

Assim, quando o corpo mortal se vestir com o que é imortal, e quando o que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem: a morte está destruída, a vitoria é total. (Capítulo 15 – versículo 54)

Você se lembra do que falamos? Na hora em que viver essa vida material com a consciência espiritual é o fim das encarnações. Na hora em que vestir esse corpo com o que é imortal (a sua existência espiritual), na hora em que dominar a matéria pelo espírito, sai do ciclo de encarnações e a morte acaba.

Acaba para o mundo de provas e expiação. Depois vêm outros.

Participante: acaba para o espírito?

Acaba o ciclo de encarnações do espírito para provas e expiação. Ou seja, o ciclo que começou lá no Adão vai acabar na hora que você voltar a ser espírito. Para isso é preciso não querer mais ter os olhos abertos e ter a capacidade de dizer o que é certo e o que é errado.

Onde está, ó morte a sua vitoria? Onde está, ó morte o seu poder de ferir?

O que dá a morte o poder de ferir é o pecado, e é da própria lei que o pecado consegue esse poder de ferir. (Capítulo 15 – versículo 55 a 56)

É a critica, o julgamento, a fama, a gloria... Tudo isso sai da própria lei, pois quando eu sei o que é certo e o que é errado, julgo os outros e digo que eles estão errados e eu estou certo. Portanto, tiro o pecado da lei porque é ela que uso para julgar e ter o prazer de estar certo.

O que dá poder a essa vida, ao ciclo de encarnações, é justamente o prazer. É aquilo que eu disse: a maioria dos espíritos quer re-encarnar para poder encontrar o prazer, pois esta sensação só existe no mundo material. No mundo espiritual não há prazer...

Lá não existe isso... Lá existe o amor e a felicidade, que são coisas completamente diferentes da satisfação e do prazer.

Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitoria por meio do Nosso Senhor Jesus Cristo. (Capítulo 15 – versículo 57)

Por meio da vida Jesus Cristo ou seja, passar pela situação de sofrimento sem sofrer.

Portanto meus irmãos, continuem fortes e firmes. Estejam sempre ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que tudo que fazem a serviço do Senhor sempre tem proveito.