As reformas da reforma

Viver o agora

O que é o universo que acabamos de falar? Você e sua ação. O que é o universo neste momento? O que você está fazendo agora...

Você está com a mão no queixo? Isso é o universo. Se não estivesse com a mão no queixo, o universo não seria isso. Seria qualquer outra coisa, pois a sua ação seria diferente.

Viver o nós é viver dentro da realidade compactuando com o que está acontecendo. O que é a realidade? O que está acontecendo agora. Só isso...

Você está aqui agora. O que é o universo neste momento? A sua presença aqui. Se não estivesse aqui agora, o universo seria não estar aqui. Por isso esteja aqui que você estará vivendo o nós.

Viver o estar aqui seria a ação universalista. Qual seria a ação individualista? ‘Estou aqui, mas gostaria de não estar. Gostaria de ir embora, gostaria de estar fazendo outra coisa neste momento’...

Viver o nós não é realizar alguma ação específica, mas viver a realidade sem contrariedade. Quem se contrapõe ao que está acontecendo, não vive a realidade, mas sim o que não está acontecendo. Quem estando aqui anseia em não estar, vive o sonho de estar em outro lugar e não a realidade: o estar aqui...

Essa é a primeira reforma da reforma íntima: aprender a viver o que se está vivendo sem ansiar em mudar o que está acontecendo.

Se você está aqui, não poderia estar em outro lugar. Sendo assim, porque se preocupar em sair daqui? Viva este seu momento, pois ele é o universo que você tem para viver agora.

Se você quer uma coisa e conseguiu comprar é porque tinha que comprar, porque o universo era a sua compra. Se não conseguiu é porque não tinha que comprar, porque o universo não era realizar esta ação. Se você quer fazer alguma coisa e conseguiu realizar, é porque o universo era a sua realização. Se não tivesse que fazer, ele seria a não realização.

A primeira transformação que leva à elevação espiritual é aceitar a vida como ela se desenrola. Quando o ser vive assim se integra ao universo. Passa a viver a realidade, o real, o que está acontecendo. Não fica aqui sonhando em viver o que não dispõe para isso neste momento. Ele vive o que está acontecendo ao invés de sonhar em estar fazendo outra coisa.