Conversando com um espiritualista - volume II

Viver como Cristo

Participante: aproveito para fazer mais uma pergunta que bem me atormentando a um bom tempo. Como exatamente viver como Cristo? Devemos deixar nossos empregos e não nos preocupar em como vamos conseguir sustentar a nós e a nossos filhos? Não nos preocupar em pagar as contas que garantem que tenhamos uma casa confortável para viver? Fico pensando se todo mundo resolvesse renunciar à vida humana como Francisco de Assis. O que seria do planeta? Quem ia sustentar quem, já que ninguém ia trabalhar e produzir. Peço desculpas se pareço radical, mas ainda não consegui entender o que é, em termos práticos, viver como Cristo viveu...

Não é preciso pedir desculpas. Não há problema algum na sua pergunta. Além do mais, nós estamos aqui justamente para ajudar aqueles que ainda não conseguiram entender.

Como viver como Cristo? Vivendo como Cristo viveu. Como ele viveu? Amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Por isso, quando você for trabalhar, ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quando for se divertir, ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quando for se alimentar, ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Fazendo isso, estará vivendo como Cristo viveu. E, para viver dessa forma, não é preciso abandonar o emprego, parar de se divertir ou deixar de comer. Este é o primeiro detalhe da sua resposta.

Segundo detalhe: como seria uma vida como a de Francisco que largou tudo? Como foi a vida de Francisco.

Se vocês todos largassem o dinheiro e as propriedades, que são dois elementos humanos, sabe como viveriam? Daquilo que caçassem, do que plantassem, do que colhessem. É assim que viveriam e foi assim que Francisco de Assis viveu. E, lhe digo uma coisa: ninguém morreu no tempo dele por viver desse jeito. Portanto, não há problema em se viver assim.

O problema só surge para você porque não se satisfaz apenas estas coisas. Você quer ter tecnologias avançadas, quer ter televisão, um carro... É por causa dessas coisas que não consegue viver como Francisco viveu.

Você não vê como é possível se viver como Francisco viveu porque ainda está preso à coisas humanas, a futilidades humanas. A coisa que são fúteis para o espírito.

Sabe, o espírito não liga para computador, para televisão nem carro. Sabe porquê? Porque no seu mundo ele não tem o que fazer com isso.

Portanto o que para você é algo incompreensível só se torna assim porque você está preso, dependente de diversas coisas humanas. Só que tenho uma novidade para lhe contar: um dia terá que largar tudo isso. Um dia desencarnará e não terá nada disso. Se ainda for dependente dessas coisas, como vai viver neste dia?

Pense nisso e liberte-se da obrigação de ter que ter. Neste dia você poderá viver como Cristo.