Conversando com um espiritualista - volume II

Viver com Deus

Participante: não estamos vivendo Deus quando estamos vivendo tudo? Nossa vida pessoal, profissional, religiosa não é Deus? Deus está em tudo. Se pararmos de fazer tudo isso, Deus continuará vivendo em nós e nós Nele. O que o senhor considera como estar com Deus?

Eu lembro uma vez onde estava dizendo que Deus é tudo e tudo é Deus e falei a uma pessoa: o seu cachorro é Deus. Esta pessoa, então, me respondeu: ‘sendo assim, posso viver com o meu cachorro como se ele fosse Deus’. Eu respondi: ‘não; você tem que viver com Deus como se Ele fosse seu cachorro para poder conviver com o Pai’.

O problema é o que você coloca na frente. Se coloca o cachorro como Deus você está amando um cachorro e dizendo que esta amando a Deus. Se coloca Deus na frente, você está amando Deus e não a um cachorro. Vou tentar usar este exemplo para falar do que você perguntou.

Você disse que o seu trabalho é Deus. Minha pergunta é: o que você vai fazer no seu trabalho? Você vai trabalhar, vai executar ações humanas, vai atender pessoas, vai cumprir a sua jornada de trabalho para ganhar o seu salário? Se a sua resposta for sim, você não está com Deus. Agora, se vai ao seu trabalho e o mais importante de ser feito ali é amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a si mesmo, Deus é o seu trabalho.

É essa essência das coisas que realmente lhe diz com quem você está vivendo os acontecimentos da vida. Por isso sempre disse que amar a Deus é conseguir colocar na prática os mandamentos ensinados por Cristo. Não se trata de deixar de trabalhar, de se separar da sua mulher, abandonar o mundo humano e ir para o meio do mato e ficar isolado. Não! Amar a Deus é ao viver tudo isso, vivenciar o acontecimento com a intenção primária de cumprir os mandamentos ensinados por Cristo.

É a intenção primaria que determina o que você está fazendo. Se a sua intenção primária ao sair de casa é ir ao trabalho, ir à escola ou passear, você está indo fazer essas coisas. Se a sua intenção primária ao sair de casa é amar a Deus sobre todo as coisas e o próximo como a si mesmo, não importa o que está fazendo, você está indo amar a Deus sobre todo as coisas e o próximo como a si mesmo.

Ficou clara a diferença?