Maya

Viver a vida

Muitos já leram nossos ensinamentos há bastante tempo e até hoje os pegam para tentar prever como vivenciar atos futuros. Querem saber como, ao alcançarem a elevação espiritual, trabalha-rão no seu emprego, como se relacionarão com os filhos após o fim da família como hoje concebida.

O ensinamento espiritual, seja ele qual for, não serve para se programar próximos atos, pois estes já estão programados desde antes da encarnação e não importa como o espírito humanizado reaja, viverá o ato pré-programado, o carma.

A única coisa que cada um pode fazer com relação a atos é reagir a eles e não criá-los. A reação é apenas espiritual (sentir) e não material (agir), porque senão se provocaria atos, o que é in-cumbência de Deus como Causa Primária de todas as coisas.

A reação espiritual que o ser pode ter é de duas maneiras: acreditar na sua ilusão, no seu maya, ou universalizar-se, ligar-se a Deus. Não importa o que está acontecendo, o que o espírito pode fazer é: viver iludido achando que está fazendo, achando que está acontecendo alguma coisa ou viver a realidade: o nada.

Essa vida, porém, não é vazia. Ela apenas é sem valores, sem ações, mas é repleta no gozo perfeito do entrosamento com Deus. Isso porque o nada que estamos dizendo que existe é o pró-prio Deus e Sua ação, a Sua emanação.

É por isso que o Cristo ensina: em verdade, em verdade vos digo, quem não nascer de novo não verá o reino do céu. Viver a vida sem valores é o renascimento em vida.

Essa nova forma de reagir aos acontecimentos é o renasci-mento, o nascer de novo, o viver de outra forma. Mas, para renas-cer tem que morrer, ou seja, tem que matar os valores que se tem pelas coisas da vida.

Pergunta: como sair de uma situação que foi criada. Como re-vertê-la?

Para que sair de uma situação? Toda situação que você acredita que exista é ilusão é maya, você criou a situação na sua mente. Ela não existe. O que está acontecendo ali é uma situação carmática que você deu um valor a ela. Reverter o que?

O que você pode é simplesmente achar que aquilo é ruim, um problema, não presta. Essa é a única coisa que você pode fazer em todos os momentos da vida: dar um valor a eles.

Os acontecimentos se reformarão ou não de acordo com a sua ação carmática e não pela sua ação material.

Pergunta: por que é mais fácil acreditar no mal do que ir em busca da Verdade?

Porque é mais fácil acusar os outros.

É fácil acreditar no mau porque aí acusamos o próximo de nos fazer o mal. Com isso não precisamos nos esforçar para en-tender que fomos nós que criamos o mal, ou seja, demos esse valor ao que os outros fizeram como instrumento da minha ação carmática.

Todo ato é feito por Deus e quem afirma que ele é mal está dizendo que o próprio Deus é mal.

É mais fácil acusar os outros porque aí eu não preciso me mudar, não preciso me libertar dos meus mayas. Posso viver em paz com os meus mayas e não preciso morrer para me aproximar de Deus.

Pergunta: O que alimenta a alma?

Deus. O único refrigério para a alma é Deus, a ligação perfei-ta com Deus. Ou seja, o apagar de tudo que você acha das coisas. Quando se aplica o bloqueio do raciocínio, se alimenta de Deus, alcança Deus.

Leia a história de Adão e Eva. Esse casal nunca existiu, mas eles representam o espírito encarnado. Passaram a viver na vida carnal, nascer e morrer, porque queriam ser como Deus: aplicar valores às coisas.

É por isso que eles se afastaram do paraíso, é por isso que eles se afastaram de Deus.

Pergunta: então o mal é maya?

O mal é maya, mas o bem também. O certo é maya, mas o errado também; o bonito e o feio também são. Tudo é uma ilusão, pois cada um tem o seu padrão de certo e errado.

No universo não existem padrões porque tudo é perfeito já que vem de Deus.