Maya

Nada existe

Pergunta: ao sair do meu corpo de madrugada, consciente, en-contro a minha rua que está vazia, mas totalmente cheia de espíritos. Essa população extrafísica é tão grande assim?

Muito maior do que você pensa.

Só para reencarnar, aguardando fora da carne o seu momen-to de nascer, existem dez espíritos para cada encarnado. Só essa população já seria grande, mas junte a esse número aqueles que estão trabalhando, auxiliando os encarnados e os desencarnados.

A rua vazia é ilusão, não se apegue a isso.

Pergunta: é verdade que existem várias “naves mães” estacio-nadas em nosso céu só que não conseguimos vê-las por ter uma vibração diferente?

Sim é verdade, mas só que a “nave mãe” não é uma “nave mãe”. Ela não tem forma, não tem combustível, não possui materia-lidade. Tudo isso é ilusão, valor que você dá pelo seu raciocínio.

Pergunta: temos então que treinar sempre a nossa mente a ver além das ilusões da vida que é o maya?

Não, porque você não conseguirá ver além. O que precisa é bloquear qualquer coisa que venha à mente, treinar para bloquear o fruto do seu raciocínio, seja ele o valor que o ser humanizado dá normalmente ou qualquer outro que você compreenda.

Qualquer coisa que seja capaz de ver será também fruto de um raciocínio material, será imaginação, será uma ilusão, pois nin-guém enxerga com os olhos, mas vê com o raciocínio (aplica valo-res). Não se apegue a ilusão alguma, seja ela percebida ou imagi-nada.

Como respondi anteriormente quando me perguntaram sobre a rua que é vista como vazia de seres encarnados, mas cheias de espíritos: não importa o que você pensa, pois o que é pensado não existe como é visto.

Achar que qualquer coisa está cheia ou acreditar que está va-zia é maya, é ilusão, tudo fruto do raciocínio que aplica valores que cada um dá ao que está sendo percebido.

Pergunta: o mundo espiritual é uma ilusão?

O mundo espiritual, como concebido pelo encarnado, é uma ilusão, pois não existe mundo material ou espiritual, nem existe o mundo como você concebe que exista. Tudo o que você consegue conceber (dar valor) é ilusão, maya, porque é fruto de um raciocínio.

Pergunta: o mundo espiritual é uma matéria rarefeita?

O universo é constituído de matérias, mas se aplicarmos o valor de rarefeito cairemos na ilusão, porque não conhecemos o que é rarefeito. Aliás, não sabemos nem o que é matéria.

 É isso que estou querendo explicar e as perguntas estão servindo perfeitamente para exemplificar os ensinamentos. Cada coisa que você acreditou até hoje e tudo que acreditar a partir de agora, inclusive nos ensinamentos que estou passando agora, é maya, é ilusão. Não porque o ensinamento é falso, mas porque a sua compreensão não é o ensinamento que estou falando.

Apenas o Absoluto existe e Ele não é compreendido pelo espírito enquanto humanizado, enquanto utilizando-se do raciocínio.

Isso é vida humana, ou seja, nada. Qualquer outra compreen-são que se tenha sobre qualquer coisa será uma ilusão completa, porque será fruto de um pensamento, será o valor aplicado a partir de um raciocínio e ele é a ilusão. Será a junção, como o Krishna ensina, dos gunas pensados com os gunas pensantes.

Pergunta: a única realidade é Deus?

Perfeito. Deus é a Realidade, o resto tudo é ilusão.

Agora, Deus de verdade e não a ilusão que criamos através do raciocínio que confere alguma descrição afirmando o que é Deus: uma energia, uma potência, o tudo, etc.

Deus é a Realidade, mas o que é Deus, eu não sei. Compre-endendo assim, entramos na Realidade do universo. No entanto, enquanto imaginarmos Deus e utilizarmos o imaginado como reali-dade ainda estaremos presos na ficção, na ilusão, no maya.

Pergunta: sendo a matéria uma ilusão, ela pode ser moldada de qualquer forma pelos humanos?

Pode ser moldada, mas pelos humanos não.

Falo desse jeito porque senão você pensará que poderá moldá-la com a mão (elemento do ser humano), mas isso não é realidade. A matéria pode ser moldada com a força mental (elemen-to do ser espiritual), mas isso vocês não sabem usar. Para poder chegar a fazer isso você terá que estar apto a usar esse poder den-tro do universalismo e não para fins individuais.

Aliás, todos já têm esse poder dentro de si. Deus só não deixa utilizá-lo porque senão os seres humanizados agiriam em seu próprio benéfico.

Muitos, por exemplo, querem sair da carne consciente e nun-ca conseguem enquanto outros fazem. Por que? Porque não têm o merecimento. São individualistas: querem sair da carne para ir para a casa do vizinho ouvir o que estão falando dele. Aí Deus não deixa utilizar o poder que o espírito já possui.

Pergunta: a ilusão para mim é acreditar em algo que não exis-te?

Exatamente isso. Tudo que você acredita não existe, porque é apenas fruto de alguma coisa que acreditou antes.

Tudo o que acredita é verdade relativa, só sua. Não existem dois espíritos que possuam a mesma crença sobre todas as coisas do universo, seja sobre qualidade ou intensidade.

Pergunta: e a pessoa má intencionada que consegue enganar muitas pessoas: isso é real?

Não, é seu carma.

Se você foi enganada, na verdade, não foi. Alguém agiu por força da lei do carma na sua frente e você ilusoriamente deu o valor de estar sendo enganada. Para que isso? Para que o espírito tenha a sua provação.

Se Deus é a seu favor quem pode ser contra? Qual a pessoa má intencionada que poderia fazer mal para o Filho De Deus? Não existe, não é mesmo?

Então, se alguém agiu, foi Deus emanando um acontecimen-to (carma que se transforma em prova) e você ilusoriamente, utili-zando-se do seu maya, aplicou o valor de estar sendo prejudicada. Ou seja, não passou na sua prova.

Pergunta: cada pessoa tem, então, o seu maya personalizado?

Eu diria que não há um maya personalizado, mas um ego personalizado que cria um maya. Dessa forma, podemos até com-preender que os mayas são personalizados.

Pergunta: fazer turismo astral é ignorância para quem preten-de?

Sim, porque no universo não existe tempo perdido. Deus não pode perder tempo. Então ele não tiraria ninguém da carne apenas para ter o prazer de voar.