Conversando com um espiritualista - volume II

Vibração das plantas

Participante: a vibração das plantas a qual me refiro, é o poder de curar os enfermos agindo sobre os chacras através dos fluidos energéticos das plantas, que são estudadas por espíritos no centro espírita, onde frequento chamado Lar de Maria. São mais de 2 mil remédios fitoterápicos que quando feitos são retiradas as vibrações energéticas ou fluido energético das plantas. A maioria dos remédios fitoterápicos só extrai as propriedades químicas das plantas, quando deveriam ser retiradas as vibrações energéticas e por isso não tem efeito. Além disso, um pensamento, uma vibração de negação, quando da terapia é o suficiente para bloquear os chacras e o efeito do remédio. O remédio fitoterápico é passado sobre o chacra frontal, assim o médium que possui uma mediunidade psicométrica pode ver o fluido energético da planta agir sobre o enfermo diagnosticando cada serventia de cada planta. Eu entendo que muitos não saberão o que é vibração, mas acho que o senhor generalizou agora e agradeço de coração pela resposta.

Você está se referindo a uma pergunta anterior, primeira que fez, onde eu disse que o ser humano não sabe o que é vibração das plantas. A partir da minha resposta, você está agora me ensinando o que são as energias da planta e como elas funcionam e são usadas.

Compreendo o que você quer dizer, mas que tal darmos uma olhada na pergunta 4 de O Livro dos Espíritos?

“4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? Num axioma que aplicais as vossas ciências. Não há efeito sem causa, procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão lhe responderá”.

A prova de que Deus existe é a causa de tudo o que acontece. Portanto, não há mais nada que cause qualquer coisa a não ser Deus. Mas, vejamos outra pergunta de O Livro dos Espíritos que é mais direta sobre o assunto que estamos tratando.

“7. Poder-se-ia achar, nas propriedades intimas da matéria a causa primaria da formação das coisas? Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades? É indispensável sempre uma causa primaria. Atribuir a formação primaria das coisas as propriedades intimas da matéria, seria tomar o efeito pela causa, porquanto essas propriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa”.

Eis aí a sua resposta. A propriedade íntima da matéria depende de que Deus a cause para existir. Se isso é verdade, como pode um médium escolher uma planta e como pode ela mesmo agir independente da Causa Primária das coisas?

Sua descrição da utilização das plantas neste centro é muito bonita, mas há nela uma falha que nenhum espírito livre da humanidade comete: a de esquecer de colocar Deus como Causa Primária de todas as coisas. Quando se faz isso, moço, tudo muda.

Você me relatou uma série de ações que acontecem porque os médiuns ou os espíritos fazem, mas, onde está a Causa Primária no que me disse? Fala como se pudesse haver alguma coisa que acontecesse que não fosse gerada pela Causa Primária, mas pela livre ação de um ser, encarnado ou não, seguindo apenas a sua intenção.

É por causa da presença desta Causa Primária, que ficou bem clara nas duas questões de O Livro dos Espíritos que lemos, que eu disse, e continuo dizendo, que vocês, humanos, não sabem o que é vibração das plantas. Vocês ainda acham que a vibração da planta é causada pela planta, quando na verdade, o Espírito da Verdade fala que há sempre uma causa primaria que causa a propriedade da matéria, que faz acontecer o efeito da propriedade íntima da matéria.

Compreenda isso. Veja o que estou querendo lhe mostrar. O que estou querendo lhe dizer é porque como você se ilude – e me desculpe a palavra, mas a verdade é essa, você se ilude achando que sabe – quando desencarnar vai se juntar ao mundo dos sábios, daqueles que acham que sabem. Pode até achar que ir para este lugar é muito bom, mas lhe lembro que Cristo ensinou que Deus se revela apenas aos simples e não aos sábios. Por isso, por mais que ache bom estar no meio dos que sabem, tenha a consciência que está se juntando a um grupo que não vai encontrar Deus no final dessa jornada.

Eu agradeço o ensinamento que você me deu mostrando como se trabalham as vibrações da planta para promover a cura, mas infelizmente não posso acreditar nele, porque ou eu acredito no que você diz ou acredito no Espírito da Verdade. Nesse caso, prefiro ficar com o mestre.