Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículos 1 a 3

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 3
Versículo 3
Versículo 3

Arjuna perguntou:

01. Ó tu, Krishna, o melhor dose seres, quem é Brahman? Quem é o ser personificado? O que é a ação? O que é o “adhibuta” (ou o substrato dos elementos)? E quem é o “Adhieva” (ou aquele que sustenta os devas)?

02. Ó Krishna, quem é o “adhiyajña” (ou a divindade do sacrifício) neste próprio corpo e como atua? Quem sustenta os diversos cultos e outorga seus respectivos frutos? Além do mais, como os homens de autocontrole Te percebem no momento de morrer?

O bendito Senhor disse:

03. Brahman é o Ser Supremo e Imortal. Quando Se manifesta e habita em cada corpo chamam-No ser individual. O karma primordial é a oblação, que também é origem e sustento de todos os seres.

Brahman é o ser supremo e imutável; Ele se manifesta e habita em cada corpo: isso é o que Krishna está ensinando a Arjuna. Portanto, Deus é Deus, um Ser Universal, Imutável, Eterno e que se manifesta através de cada corpo.

A partir disso, pergunto: quem é você?

Participante: Deus

A manifestação de Deus.

Como já falamos antes, Deus não precisa vir à carne ou falar com os seres humanizados, pois tudo o que existe é uma manifestação Dele. Por isso, não precisa vir à carne ou se comunicar com os encarnados através de sons ou formas.

Mas, deste trecho podemos ter uma compreensão mais profunda. Se você é a manifestação de Deus, quem são aqueles com os quais você se relaciona?

Participante: emanação de Deus...

Exato... Sabe a pessoa que você chama de ignorante, de bandido, que diz que não presta? Essas pessoas são Deus, manifestação Dele. Sem perceber isso, vocês ofendem ao Senhor quando acusam estas pessoas de qualquer coisa. Agem assim e depois ainda querem que o Pai lhes dê o que desejam...

Sei que vocês devem estar pensando que aqueles que não conhecem o Bhagavad Gita não têm esta informação, mas isso é irreal. O que será que Cristo quis dizer quando disse que ‘vocês não podem fazer um fio de cabelo ficar branco’? O que será que o Espírito da Verdade disse quando falou que Deus é a Causa primária de todas as coisas? O ensinamento de que tudo ocorre a partir da manifestação de Deus é universal e por isso todos os mestres trouxeram.

Se cada ser, cada elemento do Universo é uma manifestação de Deus, isso quer dizer que esta parede, este banco e este tapete são uma manifestação de Deus. Por isso vocês devem amar a estas coisas, ou melhor, devem se relacionar amorosamente com elas. Precisam alcançar uma comunhão amorosa com elas. É assim que vocês vivem? Acho que não... Se a parede se suja, reclamam dela; se o tapete fica roto, perdem todo amor por ele; se o banco fica velho o despreza.

Isso é se relacionar amorosamente com as coisas? Isso é manter uma comunhão com os objetos? Não, então também não é viver em comunhão com Deus. Quem vive em união amorosa com o Pai convive com felicidade com tudo o que está sob sua guarda, estejam estes elementos dentro dos padrões que você exige deles ou não.

Portanto, é preciso amor a tudo o que existe como se fosse Deus, pois todas as pessoas e objetos deste mundo o são. Quando não se vive com as pessoas e objetos como se fosse o Senhor, o que se nutre por estes elementos é uma idolatria. Quem por exemplo se relaciona com um animal que gosta, cria um ídolo. Aquilo que vocês chamam de amar, na verdade é uma idolatria, pois é o nutrir uma sensação de importância por algo que se quer fazer.

Participante: para mim isso é muito difícil... Como amar uma poeira que está sujando minha casa. Quer dizer que não posso limpá-la?

Realmente a poeira que você diz que emporcalha a sua casa é uma manifestação de Deus. Agora, o seu ato de varrer também o é. Sendo assim, se conseguir varrer é uma manifestação de Deus, mas se não conseguir, também estará vivendo uma manifestação Dele.

Em resumo, o que estou lhe dizendo é: varrendo, não se sinta culpada; se varreu não se sinta mal porque conseguiu fazer nem se vanglorie por isso. Isso é viver a Realidade, viver em comunhão com Deus. Varrer é estar em comunhão com Deus, mas viver este acontecimento vangloriando-se ou culpando-se, é viver em comunhão consigo mesmo. Quando você entende que tudo é manifestação de Deus, vivenciará o que acontecer sem tirar deste acontecimento qualquer proveito individual.

É isso que o Bendito Senhor está dizendo, mas ele afirma mais: “o carma primordial é a oblação que também é a origem e sustento de todos os seres”. Vamos ver isso...

Oblação é trabalho dedicado a Deus. Portanto, afirmar que o carma primordial de todos os seres é a oblação é dizer que a causa que se torna a principal geradora de efeitos é o trabalho dedicado a Deus. O que Krishna quis dizer com isso?

Se você tem raiva, pode vivenciá-la de duas formas: trabalhando dedicado a si mesmo ou a Deus. No primeiro caso vivencia este momento acreditando em todas as justificativas que a mente cria para a raiva. Isso acontece com quem vive o momento dizendo que aquela pessoa realmente lhe fez mal, que ela não presta, que não faz nada certo. Já viver este mesmo momento com um trabalho dedicado a Deus é dizer que não é por este motivo que está se vivendo a raiva, mas sim porque esta foi a emanação de Deus. É não acreditar que aquela pessoa não presta ou que agiu de forma errada, mas que isso está acontecendo como prova para você e para aquele outro ser humanizado.

Quem vive os seus momentos de vida em oblação a Deus sabe que tudo o que ele e todos os seres humanizados praticam são emanações do Pai. Por isso, ao invés de conferir a autoria das ações aos seres humanizados, inclusive a si mesmo, vivencia tudo como emanação do Senhor. Esta é a forma de reagir aos acontecimentos do mundo que gera os carmas mais positivos para o espírito encarnado, ou seja, que leva à elevação espiritual.

Todo carma, ou seja, todo acontecimento da vida de um espírito encarnado é uma emanação de Deus, mas apenas aqueles que são vivenciados em oblação ao Senhor tornam-se um instrumento da elevação espiritual.