Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículo 28

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 28

28. Qualquer que seja o fruto das boas obras que se promete no estudo dos vedas, no sacrifício, na prática da austeridade e nas obras de caridade, o yogue que percebe isso claramente eleva-se por cima de tudo e volta a vivenciar a morada Suprema e Primordial.

Repare bem no que Krishna está falando: aquele que entende que não importa o que se faça para se alcançar a elevação espiritual toda ação é uma manifestação de Deus, alcança a Morada Suprema e Primordial.

Sabe, praticar caridade é muito mais do que eu dar a quem precisa o que ele necessita. Esta ação é uma manifestação de Deus através de você. Na verdade, você não está dando nada, mas é o Pai se manifestando através de você para dar a quem merece o que precisa. Só quando retira das ações a sua autoria você consegue atingir a Morada Suprema Primordial.

Trabalhar pela evolução espiritual é mais do que ser austero, mais do que ir a algum lugar e estudar os caminhos para a evolução: é ver a manifestação de Deus em tudo, inclusive no que você faz pela sua elevação espiritual.

Sendo isso verdade, posso afirmar que você não faz nada. Na realidade é Deus que se manifesta através da sua compreensão, da sua dedicação, da sua austeridade. É isso que Krishna está querendo nos alertar.

Quando você conseguir colocar em prática aquilo que estamos conversando, não ache que você está realizando alguma coisa. Agindo desta forma nada conseguirá, pois seja qual for o ato, o reto caminho é ver a manifestação de Deus através de tudo.

Algumas correntes afirmam que fora da caridade não há salvação. Por isso os seres humanizados que as segue imaginam que eles compram e que eles doam os objetos aos necessitados. Mas, onde está Deus nesta conversa? Assistindo placidamente você dar a quem quer, sujeitando-se à sua disponibilidade de comprar quando puder e de levar aos necessitados quando tiver oportunidade? Deus é a Fonte de todas as coisas e, portanto, a fonte de suas ações também, mesmo que elas sejam fundamentadas na busca da elevação espiritual.

Outras correntes afirmam que é preciso se estudar muito para se chegar a Deus. Eu discordo; acho que é preciso se ligar a Ele para chegar perto Dele. Esta ligação só se consegue quando se vivencia todos os acontecimentos como manifestação do Senhor.

O que adianta ir a algum lugar para se estudar sobre o processo de elevação espiritual se sua ida lá está fundamentada no ganhar, no aprender mais? Se você acredita que foi por esta motivação não compreenderá nada. Na hora que você viver a Realidade (se Deus me levar, fui; se Deus me mostrar, compreendo), alcança a Morada Suprema e nunca mais precisará reencarnar.