Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículo 5

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 5

05. Aquele que no momento de morrer Me evoca a Mim, somente, ao abandonar o corpo entra em Meu Ser; a respeito disso não há qualquer dúvida.

O texto deste trecho parece truncado, mas isso não é real. Vamos vê-lo.

Krishna fala que aquele que evoca a Deus no momento de morrer penetrará na relação amorosa com o Pai. Esta afirmação parece equivocada, pois fala de morte e de abandono do corpo como momentos diferentes, enquanto que o ser humanizado imagina que as duas coisas querem dizer a mesma coisa. A morte que Krishna está falando aqui não tem a ver com desencarne, mas está se referindo à mesma coisa que Cristo ensinou quando disse que apenas aquele que renascer do espírito entrará no Reino do céu.

Muitos acham que neste ensinamento de Cristo existe a confirmação da existência da reencarnação, mas isso não é real. A morte que o mestre fala diz respeito ao fim da humanidade que o ser vivencia durante a encarnação. Ela acontece quando o ser, mesmo humanizado, não mais trabalha para o ego, mas para Deus. Ou seja, Krishna, quando fala de morte, está falando de elevação espiritual e não de desencarne.

No momento que o ser está buscando a elevação espiritual, segundo este trecho, deve fazê-lo evocando a Deus e somente a Ele. Isso quer dizer que o Bendito Senhor está falando em buscar a elevação espiritual como uma oblação ao Pai e não como um ganho pessoal.

Muitos acreditam que apenas buscar a elevação espiritual é o suficiente, mas isso não é real. Aquele que ainda busca realizar o trabalho desta vida para que ele ganhe algo, nem que seja sua própria ascensão dentro do mundo espiritual, ou para conseguir atingir alguma meta não está trabalhando para o Pai, mas para si mesmo. Por isso não consegue nada...

Este é um aspecto importante que o buscador precisa se atentar. De nada adianta realizar o trabalho da elevação objetivando apenas alcançá-lo, mas sim como mais um trabalho dedicado a Deus.