Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículo 17

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 17

17. Aquele que sabe que o dia de Brahma dura mil yugas – um yuga contém 4.320.000 anos nossos, segundo a mitologia hindu – e que a noite de Brahma dura outro tanto, é um verdadeiro conhecedor do dia e da noite.

Não vou entrar em detalhes sobre o que é yuga ou porque neste texto foi usado o valor mil, pois saber disso não nos leva a lugar algum. O que precisamos tirar deste trecho é o seguinte: aquele que sabe que a noite e o dia de Deus são diferentes da sua, alcança a compreensão das coisas do Universo. A informação importante de Krishna neste momento é saber que a contagem de tempo pra Deus é diferente.

Por que isso é importante? Para não super valorizar o tempo. Se você perder um dia, uma semana, um mês ou um ano de sua vida, no tempo de Deus nada foi perdido.

Isso é importante para aqueles que super valorizam o tempo. ‘Estou casado há trinta anos’: e daí, isso para Deus é o tempo Dele piscar o olho. Por que você valoriza tanto este tempo? ‘Não posso perder este ano na escola’. Para que tanta pressa? Um ano no tempo de Deus não dá nem para começar a piscar o olho.

Entender que a contagem do tempo para Deus é diferente é importante para se exercitar a paciência. Se você não conseguiu o que queria hoje, tente amanhã. Se este não foi um bom ano para você, recomece no dia primeiro de janeiro. Só aquele que sabe a diferença entre a sua urgência e a de deus consegue viver para Ele.