Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículo 16

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 16

16. Os seres de todos os mundos, Ó Arjuna, incluindo os da esfera de Bhrama (o criador, o deva dos devas, mas não o Absoluto), estão sujeitos ao renascimento. Porém,. Ó filho de Kunti, depois de terem-Me alcançado, não há mais renascimentos.

Enquanto um ser não consegue aproximar-se de Deus, ou seja, viver a felicidade que Ele tem prometido, estará sujeito a encarnações, neste ou em outro mundo. Somente quando tiver conseguido realizar a sua progressão espiritual poderá estar livre da sansara. Mas, para realizá-la é preciso renascer.

Krishna não está nos falando de nascimentos constantes, mas de renascer. As duas coisas são diferentes. Renascimento constante é viver a roda de encarnações; renascer é durante a mesma existência carnal ou encarnação conseguir viver de forma diferente dos demais seres humanos. Que forma é esta? A vida dedicada em oblação a Deus. Somente aquele que numa encarnação consegue vivenciar os acontecimentos de sua vida sacrificando suas intenções a Deus consegue renascer e com isso encerram-se os ciclos de encarnações.