Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículo 15

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 15

15. As grandes almas que chegam a Mim não voltam a renascer nesta sempre mutante morada da miséria, pois alcançaram a perfeição mais elevada.

Neste trecho, outro grande ensinamento do Sublime Senhor: quem chega a Deus não volta a renascer. Para que renascer se você já chegou a Deus?

Mas, Krishna usa mais um adjetivo que é interessante se reparar para falar do mundo humano: morada miserável. Ele chama o mundo terrestre de sempre mutante morada da miséria. Vamos ver que lição nós podemos tomar disso...

Vocês dizem que os tempos de hoje são piores do que os de antigamente, mas isso não é real. A existência humana é sempre uma morada miserável, esteja ela da forma que estiver. Por mais que o Planeta Terra se mude, habitar aqui é morar na miséria, no sentido espiritual. Aliás, não é só aqui: morar em qualquer planeta é sempre miséria.

Esta informação de Krishna deve levar aqueles que buscam a elevação espiritual durante a sua encarnação a lutar para se libertar do apego às coisas mundanas, sejam elas classificadas como boas ou nas. É preciso lutar para se libertar das formas, das sensações, das formações mentais. Do que se gosta e do que não se gosta, do que se acha importante, do ser, estar e fazer qualquer coisa. Ter esta compreensão é importante para aquele que quer chegar a Deus.