Senhor da yoga - Cap. 8 - Caminho do Imortal Brahman

Versículo 14

Reproduzir todos os áudiosDownload
Versículo 14

14. Ó Partha, sou facilmente acessível ao yogue que é constante em suas práticas e que Me evoca continuamente todos os dias, sem pensar em nada mais.

Krishna fala de uma coisa com a qual vocês não conseguem conviver: Deus é facilmente acessível. Para vocês o estar com Deus, encontrá-Lo, é algo extremamente complicado. Dependendo de cada caminho místico que o ser humanizado esteja ligado, para estar com Deus é preciso realizar diversas coisas: orar, meditar, assumir determinadas posturas, etc. Mas, nada disso é real: Deus está facilmente acessível para aquele que é constante na Sua busca.

O que é preciso fazer para encontrar Deus? Basta olhar em volta... Veja, aqui há seres humanizados, móveis, paredes, animais, etc. Tudo isso é Deus. Esteja com estas coisas e estará com Ele. Não é preciso ir ao céu ou entrar em transe para estar com o Pai: basta estar com tudo o que existe, pois todas as coisas são emanações Dele. Exatamente por não viverem com esta realidade é que para vocês torna-se extremamente difícil estar com o Pai.

O ser humanizado nunca está com as coisas e pessoas deste mundo: ele vive só consigo mesmo. Mesmo quando está com os outros, está com a humanidade destas coisas e não com a emanação de Deus. Quando alguém fala ou faz uma coisa o ser humanizado não está com ele nem com o Pai, mas preso em si mesmo, ou seja, não vive o acontecimento pelos valores dos outros ou como emanação do Senhor, mas pelos seus próprios. Se alguém fala algo, o ser humanizado não vive as intenções dos outros nem a Causa Primária, mas apenas aquelas que ele imagina que o outro tem.

Desta forma, realmente fica difícil se encontrar o Pai...