A lei e a fé - Carta aos romanos

Um parênteses

Que bela frase de Paulo: aquilo que não tem base na fé é pecado. Sendo assim, não existe ato pecaminoso.

Neste estudo já falamos dos atos dos governantes, das autoridades e das pessoas comuns e agora, com essa frase final de Paulo, se resume tudo que existe no Universo: o ato que não tem base na fé é pecado.

Não existe ato pecaminoso. Ninguém comete nada errado: é a sua falta de fé em Deus que gera o erro nos outros.

O mundo é perfeito porque as coisas ocorrem dirigidas pela lei do carma, movimentadas pela lei da reação. Nós é que não vemos esta perfeição porque vivemos fora da fé, ou seja, fora da entrega com confiança absoluta em Deus. Por isso damos valores diversos às coisas, mas todo ato é justo, amoroso e perfeito. Tudo que acontece é um quesito normatizado pela lei do carma, mas o interesse individual de cada um quando não atendido é quem coloca defeitos nas coisas que acontecem.

Esse apego ao desejo individual é expressão máxima da fé em si mesmo, no eu, no ego. O ser humano só se entrega ao que ele acha, ao que ele sabe, ao que gosta e Deus que se dane. Deus que fique esperando o dia em que ele quiser se mudar ou Ele que se mude para satisfazer o ser humano.

Participante: vou falar uma coisa que parece que está acontecendo. O amor pregado por Cristo e por outros mensageiros de Deus, antigamente me parecia muito distante do amor que a gente conhece e durante muito tempo isso era muito importante. Hoje mesmo quando o senhor falou em amor e colocou sobre o prazer e a dor, falou em nem sentir nem o prazer nem a dor, resumiu o amor na libertação dessas duas coisas. Essa procura pelo amor era intensa e o que estou sentindo pelas palavras do senhor agora. Hoje em dia para mim a fé é muito mais importante do que o amor que possa estar querendo adquirir há muito tempo. Lutei muito para ter esse amor de Cristo, esse amor de Deus, mas parece que a fé é mais importante do que esse amor. Ela leva a esse amor,,,

Não, a fé não leva ao amor: ela é o amor.

Participante: então eu me confundi agora com essas duas coisas. Pode-se dizer que a fé é o amor a Deus e daí vem o amor ao próximo?

Veja: a grande característica do amor é a confiança. Se eu amo, confio no objeto do meu amor. Se a fé é confiança e entrega, ela é o amor...

A fé não leva ao amor nem o amor leva à fé. Fé e amor são sinônimos. Na hora que eu amo de verdade a Deus, tenho fé Nele. Na hora em que eu amo de verdade a mim, tenho fé em mim mesmo. Na hora que eu amo de verdade um outro, tenho fé no outro.

Participante: pelas palavras que o senhor falou outro dia comigo, o que está faltando é justamente essa fé naquilo que a gente acredita. Se eu tiver fé hoje no que eu acredito, posso chegar por esse caminho.

Perfeito. Mas veja: o que é ter essa confiança? É isso que precisamos entender, porque quando falei que se pode chegar a Deus através do dinheiro, a história do dinheiro mal explicada.

O que é essa confiança? Vamos entendê-la...

Essa confiança me diz que o objeto da minha fé jamais vai me trair. Portanto, se tenho confiança naquele rádio, sei que ele jamais vai me trair, funcionando ou não.

O problema é que vocês não têm confiança no radio. A confiança de vocês está depositada em vocês mesmos. Por isso têm certeza que toda vez que ligá-lo, ele vai funcionar. Por isso, quando ele não funcionar, brigam com ele.

Isso só aconteceu porque teve confiança na sua verdade (o rádio vai funcionar sempre que eu ligar). Por causa dela surge o seu desejo que ele funcione sempre. Mas, nem sempre que você ligar ele vai funcionar... Se tiver confiança apenas em suas verdades, vai sofrer; se tivesse confiança no rádio, não sofreria...

Essa é a inversão de valores que estou propondo. Na hora que vocês realmente confiarem em alguém ou em alguma coisa, jamais vão se decepcionar com elas, façam o que fizer.

Não é assim que vocês vivem. A fé de vocês é condicionada: se fizer o que eu gosto, eu estou feliz; se não fizer, eu sofro;...

Quando você tem fé, ela não lhe deixa se sentir ofendido por nada. Se diz que tem fé em Deus, não pode se sentir ofendido por nada Deus faça. Se tem fé no dinheiro, não se sentirá ofendido quando ele estiver na sua mão ou não... Agora se tem posse, ou seja, fé em você, sofre quando estiver sem dinheiro e tem prazer quando estiver com, ele.

Portanto, quando digo que vocês têm que estar atento ao seu pensamento durante os atos, digo isso para que verifiquem se eles estão de acordo com a fé de vocês. Ver se eles traduzem a confiança suprema naquilo que vocês se entregam.

Essa frase de Paulo (tudo que não tem base na fé é pecado) fala da fé em Deus. Onde quer que imagine estar (na injustiça, na agressão, no sofrimento, no ataque) na verdade estará no pecado, pois está pecando contra Deus: Ele está lhe amando e você está amando si mesmo e não a Ele.

A vida nova que estamos prometendo é vivida com a fé que remove montanhas: aquela que acaba com os problemas, com os ferimentos, com todo sofrimento.

É a entrega com confiança absoluta a Deus, ou seja, ao momento presente.