A lei e a fé - Carta aos romanos

O dever de agradas os outros

Reproduzir todos os áudiosDownload
Parte 1
Parte 2

Isso é uma coisa que vocês esquecem muito. O ser humano tem o dever de agradar o outro mesmo que isso lhe desagrade. O universalismo é a busca da comunhão com o Universo e isso tem que ser feito sem individualismo algum.

Então, quando Paulo nos fala no dever de agradar os outros, está falando justamente disso: você precisa se harmonizar com o próximo; para isso tem que não ter desejos, pois se os tiver, não se harmoniza.

Nós, que somos fortes na fé, devemos ajudar os fracos a carregar as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos. (Capítulo 15 – versículo 01)

Quanto mais você evolui, mais tem que se desapegar dos seus desejos e não criticar aquele que ainda os tenha. É necessário ajudar o próximo; como é que possível ajudar o próximo?

Qual é a melhor forma de se ajudar o próximo? Doando a razão. Doar a razão por amor.

Estou falando em prática. Como alguém lhe agrada? Brigando, dizendo que você está errado ou lhe doando a razão? Se alguém lhe doa razão para você, você não fica bem? 'Que bom, venci a ele, eu sei mais'

Portanto, viver no amor é viver doando a razão. 'Você quer achar que eu sou? Ache. Você quer achar que aquilo é o que está dizendo que é? Ache'.

Veja, quando você doa a razão, o outro fica bem e você tranqüilo. Você não se desequilibra e o Universo fica todo em paz... Agora, para poder doar a razão é preciso estar escolhendo sentimentalmente sempre o amor, senão Deus vai lhe fazer discutir, debater os assuntos com os outros.

Ao contrário, cada um de nós deve agradar a seu irmão, para o próprio bem dele a fim de que ele possa crescer na fé. Porque nem Cristo agradou a si mesmo. Ao contrário, como dizem as Escrituras Sagradas: as ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim. (Capítulo 15 – versículo 02 a 03)

Você pede ajuda de Cristo para se agradar. Estranho, não? Ele não buscou satisfação individual, mas você o busca para ter satisfação individual.

Não, não busque Cristo para que ele dê paz ao mundo, mas para ajudá-lo a viver em paz com o mundo do jeito que está.

Participante: as Escrituras falam que as ofensas daqueles que te insultaram caíram sobre mim?

A ofensa daqueles que insultaram a Deus caíram sobre Jesus Cristo.

Porque tudo que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão. (Capítulo 15 – versículo 04)

Todo ensinamento é para lhe ensinar a viver essa vida com paciência esperando a próxima. Não esperar a morte, mas o renascimento em vida.

Para enfrentar esse mundo sem se ofender é preciso ter paciência. Esperar que a felicidade Universal bata à sua porta.

Todo ensinamento é para isso. E, se não for para isso, o ensinamento não serve para nada... Qualquer ensinamento que lhe ensine a viver essa vida por ela mesmo, não vale de nada porque o ato é Deus quem faz.

Que Deus, que é quem dá a paciência e a coragem, ajude a vocês a ter o mesmo modo de sentir de uns para com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus. E isso para que todos juntos como uma só pessoa, Louve o Deus e Pai Nosso Senhor Jesus Cristo. (Capítulo 15 – versículo 05 a 06)