Unindo-se a Deus através de Cristo - Carta aos Coríntios 1 - Textos

Um corpo e muitas partes

Porque Cristo é como um corpo que tem muitas partes e essas partes ainda que sejam muitas, formam um só corpo. (Capítulo 12 – versículo 12)

O trabalho espiritual do Universo é um só ainda que dividido em muitas religiões.

Eu gosto muito de ler livros espírita onde fala que a falange espírita é melhor que a falange da umbanda.... Não existem falanges espirituais: todas são divisões de um só corpo... É isso que precisa ser compreendido.

Todas as chamadas falanges espirituais são divisões de um só corpo. Existe um único corpo, uma única espiritualidade, que trabalha no planeta para ajudar os seres humanos servindo a Cristo como Governador Geral e a Deus.

Portanto, a falange da umbanda faz parte do corpo de Deus, do corpo de Cristo. A falange evangélica faz parte do corpo de Deus.

Precisamos acabar com essa divisão, pois quem divide o Universo quer fazer o mundo espiritual igual ao material, onde tudo é dividido. Lá não existe isso: é uma coisa só.

Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados num só corpo pelo mesmo espírito. (Capítulo 12 – versículo 13)

Todos os seres humanos pertencem a uma única raça e a uma única religião: Deus.

Não existem religiões separadas, pois cada religião faz parte do corpo de Deus. Assim como não existem raças separadas, pois cada raça faz parte do corpo Terra...

Não existe o crioulo, o branco ou o amarelo: todos são partes de um só corpo e de uma só raça, a raça humana.

E a todos nós foi dado de beber do mesmo espírito. (Capítulo 12 – versículo 13)

Todo ser humano recebe tudo de Deus. Não importa se o mensageiro que lhe traz ajuda seja da umbanda, evangélico, espírita ou católico. Ele vem trazendo-a de Deus, o único Deus que existe.

Nós não podemos dizer que os guerreiros de umbanda são melhores que os padres que trabalham na falange evangélica; não podemos dizer que os mentores que aparecem na literatura espírita são melhores que os pretos velhos da umbanda. Todos eles trazem a água para você, o liquido que pode lhe auxiliar que vêm de uma só fonte: Deus.

Agora, porque alguns seres humanos são mais chegados à umbanda e outros ao catolicismo? Porque, por exemplo, vocês estão aqui e não numa igreja evangélica? Porque é o caminho de cada um, o carma de cada um...

 Então, você que freqüenta a umbanda, não saia dela, mas saiba que ela, a igreja católica e a evangélica, são todas a mesma coisa. Você que freqüenta o espiritismo, não saia dele, mas saiba que ele não é melhor do que ninguém porque todos bebem da mesma fonte...

No inicio dizíamos assim: viemos para ajudar na unificação das igrejas. Por causa disso, vocês pensavam que queríamos acabar com as religiões ou transformá-los em nossos seguidores, mas deixamos bem claro que não é isso.

As pessoas vêm até aqui, pegam o ensinamento e voltam para as suas religiões, pois lá é o lugar delas fazerem a ligação com Deus. Elas vêm aqui porque precisam entender o Universo como estamos explicando para aí então, poderem voltar para lá e deixarem de agir como burros que põe os antolhos e não vêm mais nada do lado.

Porque o corpo não é feito de uma parte só, mas de muitas. Se o pé disser: por que não sou mão, não sou do corpo, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o ouvido disser: porque não sou olho, não sou do corpo, nem por isso deixa de ser do corpo. Se o corpo todo fosse olho, como poderíamos ouvir? (Capítulo 12 – versículo 14 a 17)

Então veja: não é porque você diz que é evangélico que é de Deus; você é de Deus, mas o espírita também é... Se todos fossem evangélicos, como saberíamos a ciência espiritual? E se todos fossem espíritas, onde estaria a fé?

Cada falange, cada parte do corpo de Deus, tem uma missão. Todas têm uma informação e uma função. Assim como o olho está no corpo para criar a visão, a falange espírita existe para fazer uma determinada coisa. Assim como o ouvido no corpo para criar a audição, a falange evangélica existe para fazer alguma coisa. Quando todas se juntam, o que você tem? Um corpo perfeito com todas as suas funções.

Se você tiver o corpo de Deus sem a falange evangélica, terá um corpo sem coração; se tiver um corpo sem a falange espírita, terá um corpo sem cérebro. Só quando você une todas as partes do corpo é que tem um corpo perfeito.

Portanto, se você não unir todas as religiões numa só, terá corpos mutilados, corpos que não conseguirão exercer determinadas funções. Por isso digo: só o ecumenismo existe como corpo ideal de Deus.

Não estou falando do ecumenismo pregado pelas religiões humanas, onde cada uma acha que está certa e que todas as outras precisam se mudar para o que ela prega. Falo de um ecumenismo onde cada religião compreenda que é uma parte e é responsável por uma função do corpo de Deus.

E, se o corpo todo fosse ouvido, como poderíamos sentir cheiro? Assim Deus colocou cada parte diferente do corpo como Ele quis. Se o corpo todo fosse uma parte só, não existiria corpo! Assim há muitas partes, mas um só corpo. (Capítulo 12 – versículo 17 a 20)

Sim, Deus colocou cada parte do corpo como Ele quis...

Quem deu a falange evangélica o seu trabalho? Quem deu à falange espírita o trabalho dela? Quem deu à falange diocesana o trabalho dela? Deus...

Sendo assim, quem somos nós para acusarmos que o trabalho de tal falange está errada? Quem somos nós para dizer que não deveria haver missa? Quem somos nós para dizer que os espíritas deveriam trabalhar de outro jeito?

A critica às outras religiões surgem do fato de você não entender que todas fazem parte de um só corpo e que cada uma tem a sua função e que esta é dada por Deus.

Portanto o olho não pode dizer à mão: eu não preciso de você. Nem a cabeça pode dizer aos pés: não preciso de vocês. Ao contrario, não podemos ficar sem as partes do corpo que parecem mais fracas. (Capítulo 12 – versículo 21 a 22)

A fé dos evangélicos sem o conhecimento do espiritismo não vale nada, assim como o conhecimento do espírita sem a fé do evangélico, não vale nada.

O modo de vida ensinado por Buda sem a fé do evangélico não vale nada. O ensinamento de Krishna sem a visão de Kardec sobre o Universo espiritual, não vale nada... É isso que está sendo dito neste trecho...

É a frase que disse: a vida ideal é a vivida com a fé dos evangélicos, com a cultura dos espíritas dentro do desapego dos budistas e da falta de intencionalidade de Krishna, vivendo o maktub com o amor crístico. Isso é que é o corpo de Deus e essa é a vida ideal, pois ela reúne todo corpo de Deus numa só vida.

E aquelas que achamos menos dignas são justamente a que tratamos com mais cuidado. (Capítulo 12 – versículo 23)

Você é espírita? Acha que o evangélico é pobrezinho porque não tem as informações que você têm? Ao invés de ficar criticando-o, achando-o um pobrezinho, ajude-o! Mas você não sabe fazer isso... Ao invés de ajudá-lo o chama de fanático, diz que ele não entende de nada e não sabe de nada... Ao invés de ajudá-lo, sai de perto dele...

Por que age assim? Porque se considera o maior, aquele que sabe tudo porque estudo os livros de Kardec. Deveria ser ao contrário... Se você acha que a sua religião é forte e que as outras são fracas,deveria cuidar com muito cuidado da religião dos outros, dos religiosos de outras religiões, pois aí você estaria engrandecendo o corpo de Deus.

Participante: como se ajuda os outros?

Sem críticas, dando a eles o direito de serem diferentes sem que você se sinta superior ou inferior: é desse jeito que se ajuda o próximo. De modo nenhum você ajudaria o outro chegando perto dele e dizendo que sabe verdade e que o outro precisa lhe ouvir para você ensinar a ele...

Participante: então é não fazer nada?

Ajudar é não criticar. Não criticar já é fazer alguma coisa; não se sentir superior já é fazer alguma coisa.

Não é fazer no sentido de ir ao outro e dizer o que ele tem que fazer da vida, mas chegar a ele com amor para buscar a Deus, não importando a religião.

Enquanto as partes que não são tão bonitas, recebem cuidado especial, as outras mais bonitas não precisam desse cuidado. Assim Deus fez o corpo de tal maneira que as partes menos consideradas recebam mais consideração. (Capítulo 12 – versículo 23 a 24)

Se você acha que a falange evangélica é fraca, que não têm conhecimento nenhum, os seguidores dela vão receber de Deus mais consideração. Como disse Cristo, eu vim para os doentes e não para os sãos. Se a sua religião é muito boa, Cristo e Deus não estão lá, pois eles não vão onde têm sãos, mas sim onde têm doentes...

Desse modo não há divisão no corpo, mas todas as partes têm o mesmo interesse umas pelas outras. Se uma parte do corpo sofre, todas as outras sofrem com ela. Se uma é elogiada, todas as outras participam da sua alegria. (Capítulo 12 – versículo 25 a 26)

Para Deus não existe religião melhor do que outra...

Portanto, vocês são o corpo de Cristo e cada um é uma parte desse corpo. Por isso, na Igreja, Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar, os apóstolos; em segundo, os profetas; e, em terceiro, os mestres da Igreja. Em seguida pôs os que fazem milagres; depois os que têm o dom de curar, ou de ajudar, ou de dirigir, ou de falar em línguas estranhas. Nem todos são apóstolos, nem profetas, nem mestres da Igreja. Nem todos têm o dom de fazer milagres, nem de curar doenças, nem de falar línguas estranhas, nem de explicar o que essas línguas querem dizer. Por isso, se esforcem para possuir os melhores dons. (Capítulo 12 – versículo 27 a 31)

Na verdade, Paulo está falando da missão de cada um dentro do trabalho. Aqui só queremos fazer uma ressalva: ninguém é melhor do que o outro. Esta escala de valores citada por Paulo não é rela: todos são iguais...

Todos têm a mesma importância para o trabalho de Deus...

Porém, eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos. (Capítulo 12 – versículo 31)

Eu pediria que vocês tivessem o máximo de atenção no próximo capítulo, pois Paulo vai nos falar do melhor caminho para chegar a Deus.