BEM AVENTURADO - MATEUS - CONVERSA 04

Um convite de Jesus

Naquela ocasião Jesus disse: Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos! Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.

Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis e a carga que eu ponho sobre vocês é leve. (Mateus 11. 25 a 30)

Deus dá aos simples o que esconde dos sábios. O que quer dizer isso?

Participante: aquele que julga conhecer na verdade não a conhece.

Não alcança. Quem julga conhecer a verdade não a alcança.

Qual o resultado de nosso trabalho?

Participante: obter a paz.

Você já viu algum sábio, alguém que sabe alguma coisa, em paz? Já viu alguém que tem um acúmulo de informações em paz?

Participante: não, jeito nenhum.

Por quê?

Participante: porque a informação nunca tem fim. Sempre haverá algo a ser sabido. Por isso, o sábio, aquele que quer saber, está sempre procurando.

Sim. Primeiro vai estar sempre buscando mais informação para ser mais sábio. Mas, tem mais um motivo: precisa estar sempre atento ao que os outros acham para defender o seu ponto de vista. Ele não tem paz porque está sempre buscando informações novas para ampliar o seu conhecimento e porque está sempre atento ao que os outros dizem para combater a verdade deles e provar a sua sabedoria.

Participante: ele sempre tem que provar o que acredita.

Mais do que aprovar: defender. Ele precisa defender seus conhecimentos, o que acredita. Na verdade não quer provar que está certo: quer defender isso.

É por isso que não existe sábio feliz. Só aquele que não quer nada saber, não precisa se defender de ninguém para poder mostrar a sua importância consegue ser feliz.