Escolha das provas

Tudo na vida foi pedido antes

270 - A que se devem atribuir às vocações de certas pessoas e a vontade que sentem de seguir uma carreira de preferência a outra? Parece-me que vós mesmos podeis responder a esta pergunta. Pois não é isso a consequência de tudo o que acabamos de dizer sobre a escolha das provas e sobre o progresso efetuado em existência anterior?

Observe a resposta do Espirito da Verdade: tudo o que acontece na sua vida está ligado a escolha antes da encarnação. Tudo. Não como separar nessa vida alguma coisa que tenha pedido de outra que não. Você pediu tudo.

Você trabalha com computadores por quê? Porque pediu antes da encarnação. Não foi depois de encarnado que quis trabalhar. Alguns são funcionários púbicos. Não foi nessa vida que decidiram isso: foi pedido antes de encarnar. Cada ser humanizado trabalha com e onde pediu antes. Cada ser humanizado estuda e se forma naquilo que pediu antes. Essa é a simples conclusão de tudo que falamos até hoje.

Mas vamos aproveitar e falar mais. Maridos, mulheres, namorados, namoradas, noivos e noivas, vocês amam os seus parceiros, não é verdade? De onde surgiu esse amor? Consequência de tudo que nós estamos falando. Você não ama ninguém: aquele é o seu parceiro de carma. Ele ou ela está do seu lado porque vocês pediram isso, porque cada um ia ser o que outro precisava para ter suas vicissitudes.

Esse questão de amor é balela. Deus não poderia deixar uma encarnação correr risco à toa. Por isso Ele dá a ilusão do amor e faz imaginarem que escolheram um ao outro.

‘Ah, eu lhe amo tanto meu marido’. Besteira, não ama nada. Na hora que tiver que separar, ou seja, na hora que acabar o carma, o amor some. Desce pela privada.

Vamos parar de viver ilusões nessa vida. Vamos viver a realidade. A realidade está numa máxima de Cristo: não cai uma folha da arvore sem que meu Pai faça cair. Nada acontece nessa vida que não esteja programado antes da encarnação. E programado por você mesmo, a seu pedido, para que tivesse as vicissitudes necessárias para aproveitar a encarnação.

Participante: você está muito brabo hoje, Joaquim.

Eu não estou brabo, estou sério. Estou assim porque o assunto que estamos conversando é muito sério.

Volto a repetir: na hora que vocês tiverem a perfeita compreensão desse capítulo, não terão mais problema nenhum na vida. Encontrará sempre uma forma de solucionar todos os problemas.

Que solução é essa? Aquele problema que acha que é muito sério, aquilo que é de tão difícil solução, passa a ser compreendido apenas como uma prova que você escreveu para beneficiar a sua existência espiritual. Pensando assim, resolve o problema pelo aspecto espiritual (amando incondicionalmente) e não pelo material.

Vocês vivem buscando a felicidade a vida inteira e eu estou dando aqui e agora através do que Kardec já trouxe há duzentos anos: a fórmula para ser feliz: Essa fórmula se consiste em compreender que você pediu tudo o que acontece nessa vida para amar incondicionalmente e assim ser feliz.

Portanto, seja feliz com as coisas do jeito que estão. Parem de querer saber se vai voltar para o emprego ou não, o porque o braço dói ou porque alguém lhe feriu. .