Escolha das provas

A prova de escolher uma vida

 269 – Pode o Espírito enganar-se quanto à eficiência da prova que escolheu? Pode escolher uma que esteja acima de suas forças e sucumbir. Pode também escolher alguma que nada lhe aproveite, como sucederá se buscar vida ociosa e inútil. Mas, então, voltando ao mundo dos Espíritos, verifica que nada ganhou e pede outra que lhe faculte recuperar o tempo perdido.

É, às vezes a própria escolha da vida é a prova.

O plano espiritual superior deixa o espírito escolher uma vida com poucas tribulações para passar por aquela vida. Acontece que quando dela vê que aquilo não levou a lugar nenhum. Pode ele o mentor também deixar o espírito pedir provas demais. Faz isso para que ele entender que as coisas têm que ser no seu tempo, Não adianta querer correr.

Participante: o carma, então, seria a nossa ação e a reação a cada ato?

O carma é a reação, não a ação. A ação, sentimental, gera o carma, que é a reação àquela ação.

Sim, carma é simplesmente a justa reação do que você fez sentimentalmente anteriormente, ou seja, é a colheita daquilo que você plantou, ou seja, é o resultado da sua obra.

Participante: existe uma corrente que diz que carma é o conteúdo negativo e o dharma o positivo.

Com relação a carma e dharma, eu só colocaria como o espirito da verdade colocou: entendei vocês sobre palavras. Carma e dharma são palavras e por isso deixamos vocês se acertarem sobre o significado delas.

Na realidade o carma é reação e não é ação.

Participante: o senhor é muito didático. Nosso aprendizado acontece no dia-dia, correlacionando seus ensinamentos com os fatos que se sucedem.

Obrigado, mas essa didática não é minha. Como já disse, sou apenas a voz que sai. Tudo que sou e falo é Deus.

Quanto ao fato de correlacionar os ensinamentos com o dia a dia, lhe lembro de uma máxima: há quem muito foi dado, muito será cobrado. Se você está aqui hoje nessa sala aprendendo que pediu as vicissitudes da sua vida, pode ter certeza que amanhã Deus vai lhe cobrar esse aprendizado.

Essa é a pedagogia de Deus: amanhã vai cobrar o resultado da sua participação hoje aqui.