Escolha das provas

Espírito missionários e as missões

272 – Poderá dar-se que Espíritos vindos de um mundo inferior à Terra, ou de um povo muito atrasado, como os canibais, por exemplo, nasçam no seio de povos civilizados? Pode. Alguns há que se extraviam, por quererem subir muito alto. Mas, nesse caso, ficam deslocados no meio em que nasceram por estarem seus costumes e instintos em conflito com os dos outros homens.

E Deus protege os outros homens para que ele não faça coisa alguma contra eles, ou seja, como nós dissemos: as vezes o plano espiritual superior deixa você querer muita prova de uma vez só, para lhe mostrar que tem que caminhar vagarosamente.

A encarnação pro mundo espiritual não vale nada. É moedinha, não nota de cruzeiro. Você pode perder dez encarnações só para aprender o que é a oportunidade de ter uma encarnação. Só para entender a importância de uma encarnação, a importância da realização das provas.

A espiritualidade não está nem aí para a quantidade de vidas e mortes que um ser passe. Você nasce dez, vinte, trinta vezes: isso não tem problema. Deus não apressa a evolução de nenhum espírito.

Então veja: fica tudo realmente sob sua responsabilidade. Deus não vai cobrar nada. Se você quiser ficar marcando passo, não vou dizer eternamente porque ninguém fica, mas milhares de anos, Deus dirá: fique marcando passo milhares de anos.

Participante: agimos, expressamo-nos na vida, vivemos num círculo criado pela nossa livre vontade. Aprendemos com os erros e com os acertos. Enfim o progresso se estabelece sempre gradualmente. Mas, não teremos entre eles algum missionário para ajudar uns aos outros?

Sim, há missionários. Mas o que é um missionário? É aquele que tem uma missão.

Sendo assim, o missionário vem para fazer algo específico. Ele não nasce para salvar todo mundo. O missionário não sai de porta em porta perguntando: ‘você está precisando da minha ajuda? Eu vim aqui para lhe ajudar’.

Ele não faz isso. O missionário vem com uma missão: socorrer uma pessoa, uma família, uma cidade, ou um país determinado. Ele não se intrometerá com mais nada.

Participante: por isso esses missionários nunca são espíritos que tenham reencarnação programada para este ou aquele mundo. É ele quem escolhe essa missão?

Não, não é ele que escolhe: recebe de Deus.

O espírito elevado não escolhe nada. Na verdade ele sempre diz: Senhor fazei de mim instrumento de vossa vontade. Ao se colocar desse jeito, se transforma em instrumento daquilo que Deus quer.

Isso estudamos ontem: o espírito elevado tem programação de vida, mas não é escolhida por ele, mas sim por Deus.

Participante: eu falo sobre espiritismo Pai Joaquim. Kardec e os espíritos dizem isso.

Desculpa, não é isso que estudamos em O Livro dos Espíritos.

Agora realmente você fala em espiritismo, só que estou estudando espiritualismo. São coisas completamente deferentes. A religião espírita, por exemplo, não aceita a programação da vida. Só que acabamos ler o próprio Kardec falando disso.

Saiba: religião é uma coisa, é uma interpretação dos ensinamentos de um mestre sob um ponto de vista; espiritualismo é a aplicação específica do que foi ensinado. Nós estamos buscando a essência do livro e não a interpretação que o homem deu a ele.

Participante: tudo tem seu momento, sua hora. A sabedoria de Deus é infinita como o seu amor. A submissão a vontade de Deus caracteriza a verdadeira elevação.

Sim, a submissão a vontade de Deus caracteriza a verdadeira elevação, mas ela se consiste em não achar certo e nem errado em nada. Só nesse momento estará submisso a vontade de Deus.

Você começou, e todos os espíritos também, a conhecer o bem e o mal, o certo e o errado, quando perderam a submissão a Deus, ou seja, foram comer o fruto proibido.

Participante: complementação da pergunta acima sobre missionário. Estava falando sobre falanges de espíritos atrasados, se entre eles terá algum para ajudá-los em suas evoluções, como missão dentro do grupo

Sim, sempre haverá em todos os grupos um que seja mandado por Deus para ajudar os demais. Nesse ponto você está perfeito, por isso que nem comentei.

Quando lhe respondi quis apenas tirar a ideia de que o missionário faz o que quer. Não, ele faz o que Deus quer. Ele vai para o grupo que Deus quer, para agir da forma que Deus quer.

Poderia dar um grande exemplo de missionário extremamente elevado: Judas Escariotes. Era um missionário dentro dos apóstolos de Jesus. Veio com a missão de fazer realizar materialmente o que era necessário para que Jesus Cristo tivesse a repercussão que tem até hoje. É por isso que no evangelho de João, Cristo fala assim: vai amigo, faça logo o que tem que fazer.

Participante: existe a submissão a vontade de Deus? Com certeza sim Pai Joaquim, mas note, a missão pode ser escolha do espírito. A codificação é pródiga nesses exemplos. Mas os espíritos só recebem a missão com anuência de Deus. Com certeza é daí a confusão que se faz.

Você disse apenas o que eu falei ...

Observe: o espirito pode querer o que quiser, mas se Deus não quiser, nada acontecerá. Sendo assim, a decisão sempre será a que Deus determinar.

Agora, você fala em espírito elevado, mas o elevado mesmo, não querer nada. Vive assim porque sabe que só dessa forma será submisso a Deus. Ele tem certeza que enquanto tiver um querer lutará para realizar a sua vontade.

Quanto aos exemplos na literatura, sei que eles existem. Só que apesar de serem espíritos bons, eles ainda têm querer. Não são desses que estou falando. Estou me referindo a espíritos elevados, puros. Os da literatura são espíritos mais elevados do que nós, mas ainda não puros